Morreu o Irmão Bernardino Paim Alves

O Ir. Bernardino Paim Alves. Tinha 88 anos de idade e 58 na Companhia de Jesus. Faleceu na noite do passado sábado em Braga.

Faleceu na noite do dia 10 de abril o Irmão Bernardino Paim Alves. O Ir Paim, nome por que era conhecido, nasceu em Santa Bárbara, Concelho de Angra do  Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores, no dia 28 de Setembro de 1932 e entrou na Companhia de Jesus, no dia 07 de Setembro de 1962, na Casa da Torre, em Soutelo, Concelho de  Vila Verde, Braga.

Depois dos primeiros votos, feitos no dia 08 de Setembro de 1964, foi enviado para a residência da Covilhã e em 1967 mudou para residência do Porto. Exercia cargos domésticos e era o sacristão da capela doméstica. Em 1971 frequentou o curso de pintor de paredes em Xabregas, Lisboa, no Centro de Formação Profissional Acelerada e em 1972 fez a Terceira Provação, em Soutelo.

No ano seguinte esteve na Comunidade da Faculdade de Filosofia de Braga a exercer o seu ofício de pintor. Fez os últimos votos no dia 15 de Agosto de 1973. Em 1974 foi para Lisboa, para a residência da Brotéria, como enfermeiro, encadernador e dedicava-se, também, aos serviços domésticos. Em 1988 mudou para a residência da Lapa assegurando, com dedicação, todos os serviços domésticos. Em 1993 foi para a residência de Évora onde, também, se ocupava dos serviços domésticos e era ajudante do bibliotecário do ISESE (Instituto Superior Económico e Social de Évora), mas exercia, também os ofícios de comprador e hortelão. No ano 2000 foi para a residência da Faculdade de Filosofia de Braga onde permaneceu até ao seu falecimento, no dia 11 de Abril de 2021.

O Ir. Paim foi um religioso que exerceu, com muita dedicação, trabalhos de serviço aos seus irmão. Fê-lo até quando as forças lho permitiram devido a ser diabético em alto grau. A partir de 2014 a sua missão, como consta no Catálogo, era  rezar pela Igreja e pela Companhia.