Na Solenidade de Todos os Santos, dia 1 de novembro, o noviço Miguel Melo Ribeiro fez os seus primeiros votos na Companhia de Jesus. A celebração decorreu na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, e foi presidida pelo reitor da Comunidade do Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus, P. Marco Cunha, contando com a presença de muitos jesuítas, familiares e amigos.
Na homilia, o P. Frederico Cardoso Lemos, Mestre de Noviços, afirmou que “Muitas vezes olhamos o cristianismo como uma questão de ética, de perfeição, de bons princípios e coerência… e de certa forma ser cristão pede-nos tudo isso. Mas antes de tudo, o que Jesus nos anuncia é uma proposta de felicidade, ou usando palavras mais caras, de eternidade ou plenitude!”
Dirigindo-se ao noviço Miguel, o P. Frederico explicou que professar os votos é “afirmar publicamente que deseja ser santo”. E acrescentou: “Não um santinho de gesso, parado em cima de um altar, não santo apenas quando chegar ao Céu, mas já no seu dia a dia. E vai afirmar o modo como acredita que poderá ser feliz, através de um voto de viver de forma casta, pobre e obediente. Não é para ser melhor do que ninguém, não é por estoicismo, mas sim para viver estas três características do modo como Jesus viveu a sua vida humana. São três dimensões da vida de Jesus, que ao vivê-las, se dispunha inteiramente a viver em relação com Deus, seu Pai e com os homens e mulheres com quem se cruzou. Uma vida santa e feliz.”