Mensageiro reflecte sobre tráfico de pessoas

Edição de fevereiro da revista aborda a intenção do Papa Francisco para este mês, disponibilizando uma entrevista com Joana Gomes, jovem portuguesa que trabalha em África para o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

O tráfico de pessoas é o assunto de destaque na revista Mensageiro de fevereiro, indo ao encontro da intenção do Papa para este mês. Numa entrevista a Joana Gomes, uma jovem portuguesa que passou os últimos anos em missões apoiadas pelo JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, ficamos com uma visão desta realidade que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e transversal a todos os que atravessam o Mediterrâneo para chegar à Europa.

A humanização dos cuidados de saúde é o tema de fundo do dossier, tendo em conta a celebração do Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro. Cláudia Pereira e Elias Couto foram ouvir o médico ortopedista João de Serpa Oliva, que fala da importância da “humanização, missão e amor” no desempenho da profissão”, bem como “da empatia na relação médico/doente” e de “a prestação de cuidados de saúde não ser meramente técnica”.

Paulo Duarte, sj ajuda-nos a “Rezar a Vida”, com uma reflexão sobre “Oração: encontro em alento divino”, acompanhada de uma interessante proposta. Miguel Gonçalves Ferreira, sj apresenta-nos “Diálogos e Sinais”, com base no Evangelho de São João.

Não perca “A Bíblia contada às crianças” por Thereza Ameal, com ilustração de Isabel Girão. Em “Católicos Portugueses do Século XX”, a figura escolhida pelo professor Alexandre Freire Duarte é Vitorino Nemésio, a quem é reconhecida “a capacidade de desafiar a ver o extremamente simples através do aparentemente simples”. Rui Fernandes, sj fala-nos de “Deus e a cultura pop” através do filme “A Guerra das Estrelas”.

Muitas propostas, muitos pontos de vista, muitos motivos para ler esta edição!