Jornadas de Filosofia discutem as provas da existência de Deus

Encontro realiza-se no dia 26 de maio, na Universidade Católica de Braga, e conta com dois oradores jesuítas.

“Depois da Morte de Deus”. É este o título escolhido para as Jornadas de Filosofia da Religião que terão lugar na Universidade Católica em Braga, no dia 26 de maio, sábado.

O debate sobre a possibilidade de provar racionalmente a existência de Deus marcou a história da Filosofia e de um modo especial a época medieval. Atualmente, mesmo depois de algumas correntes filosóficas terem decretado a morte de Deus, o tema permanece atual. De acordo com a organização, a cargo do Centro Regional de Braga da Universidade Católica: “Longe de estar terminado, o debate em torno das provas racionais da existência de Deus persiste no seio das diversas correntes da filosofia contemporânea”.

Estas jornadas terão distintos oradores ligados à Universidade Católica. João Duque procurará mostrar como a relação intra-humana pode ajudar à “mostração” de Deus. Por seu lado, Domingos Faria perguntará se Deus é possível e se daí se pode concluir da sua existência. Andreas Lind (padre jesuíta) estabelecerá uma ligação entre o entendimento de Santo Anselmo, quanto às provas da existência de Deus, e o pensamento do fenomenologista Michel Henry. Finalmente, João Carlos Onofre Pinto (padre jesuíta) procurará refletir sobre a existência de Deus partindo da filosofia de Xavier Zubiri.

Para mais inscrições e informações consulte o site do evento http://braga.ucp.pt/filosofiadareligiao/