Jesuítas têm três novos padres

A Igreja de São Pedro e São Paulo, em Braga, foi pequena para acolher os participantes na ordenação de Miguel Pedro Melo, Rui Fernandes e Samuel Beirão. Companheiros jesuítas, familiares e amigos viveram momentos de enorme consolação.

Foi num ambiente de enorme alegria que foram ontem ordenados sacerdotes os jesuítas Miguel Pedro Melo, Rui Fernandes e Samuel Beirão. A celebração foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo auxiliar de Braga que, pela primeira vez, presidiu a um rito de ordenação.

Estavam presentes dezenas de jesuítas de várias partes do mundo, destacando-se a presença do provincial P. José Frazão Correia.

A celebração litúrgica teve lugar na Igreja de São Pedro e São Paulo em Braga, foi animada por um coro dirigido pela Professora Cristina Lima, e acompanhada por bastantes familiares e amigos que os jesuítas foram conhecendo e acompanhando ao longo da sua caminhada de formação.

Prostra%C3%A7%C3%A3o%20-%20momento%20em%20que%20se%20invocam%20os%20santos%20e%20toda%20a%20assembleia%20reza%20pelos%20futuros%20padres
Prostração - momento em que se invocam os santos e toda a assembleia reza pelos futuros padres

Durante a homilia, D. Nuno de Almeida destacou a necessidade de nos interrogarmos sobre o modo como acolhemos Jesus, sobre a nossa relação com Ele: “Para isso é necessário ter intimidade com Cristo, da qual tudo parte especialmente a vocação e o ministério presbiteral. Deixarmo-nos surpreender pelos evangelhos, para conhecermos e amarmos a humanidade de Jesus.”  D. Nuno Almeida enfatizou ainda que “Jesus não é um contacto social, pelo contrário, é uma missão profética que é necessário assumir com a nossa fé. A missão não é um ornamento que posso pôr de lado, nem um apêndice mas algo que não posso arrancar do meu ser.” No final, deixou um convite claro aos três jesuítas que viriam a ser ordenados: “Sejam padres que levam os homens a Deus, homens de oração e que no coração da vossa vida esteja sempre a eucaristia porque é daqui que tudo parte. Que o Senhor vos conceda o carisma de Santo Inácio.”

Depois%20da%20Rito%20da%20Ordena%C3%A7%C3%A3o%2C%20os%20neo-sacerdotes%20j%C3%A1%20participam%20na%20Eucaristia%20como%20padres
Depois da Rito da Ordenação, os neo-sacerdotes já participam na Eucaristia como padres

No final da celebração, o P. Miguel Pedro Melo agradeceu em nome dos três novos padres a presença de todos e, recordando as palavras de São Pedro, no monte da transfiguração, disse: “Que bom é estarmos aqui e sentirmo-nos acompanhados e transfigurados para servir a Igreja e o mundo”. Reconheceu também todo o bem recebido das suas famílias e, ao longo da sua formação como jesuítas, de formadores e outros companheiros.

Já o P. José Frazão Correia, provincial dos jesuítas, agradeceu de um modo especial às famílias a sua generosidade e a liberdade com que aceitam as implicações da missão para a qual os novos padres foram chamados. Convidando os presentes a olhar para o pórtico da Igreja enfatizou que a sua missão tem uma dimensão universal e recordou lugares por onde estes jesuítas foram passando ao longo da formação. O P. Rui Fernandes, sj já passou por Timor durante três anos e em breve parte para o Líbano. O P. Samuel Beirão, sj está atualmente nos Estados Unidos e o P. Miguel Pedro Melo, sj, que completa os seus estudos nos Estados Unidos, viveu três anos na China, durante o período do magistério.

Antes da bênção final, D. Nuno de Almeida agradeceu às famílias dos neo-sacerdotes e à Companhia de Jesus e partilhou a alegria de ter presidido pela primeira vez a um Rito de Ordenação Sacerdotal

Conheça melhor o percurso destes três jesuítas.

Fotos da Ordenação: Alessandro Raposo Cristina Pinto.

Visite a fotogaleria.