Jesuítas assumem mais uma paróquia no Algarve

Jesuítas no Algarve ficam como párocos in solidum da Paróquia de Odiáxere, mas responsabilidade pastoral será do Diácono permanente Nuno Francisco que assumirá toda a dinâmica paroquial.

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus assumiu a responsabilidade de mais uma paróquia no Algarve, em Odiáxere. Contudo, esta será gerida num modelo diferente do tradicional pois, embora os padres Domingos Monteiro da Costa, Nuno Tovar de Lemos e Francisco Campos sejam párocos in solidum, será um diácono permanente o responsável por toda a dimensão pastoral da paróquia. A tomada de posse da nova paróquia confiada à Companhia decorreu no passado dia 18.

Este compromisso assumido com a Diocese do Algarve fará com que a pessoa de referência na Paróquia de Odiáxere seja o Diácono permanente Nuno Francisco, cabendo à comunidade jesuíta prover-lhe todo o apoio de que necessite. Trata-se de uma opção de contribuir para um modelo de Igreja que não dependa tanto da presença do sacerdote e que, deste modo, possa ir mais além de uma exclusiva dispensação de sacramentos, sem deixar de ir ao encontro das pessoas nas suas realidades concretas. Permitirá ainda, acredita a Companhia, potenciar um modelo de igreja mais participativa.

O Diácono Nuno Francisco e a sua mulher fazem parte de um grupo de casais/famílias que desde a adolescência receberam formação catequética e pastoral na Paróquia da Mexilhoeira Grande, com o P. Domingos, possuindo, assim, uma forte preparação e um profundo sentido pastoral.

Além da nova paróquia de Odiáxere, a presença da Companhia de Jesus no Algarve encontra-se atualmente em Portimão e na Mexilhoeira Grande.

P.%20Francisco%20Campos%2C%20P.%20Nuno%20Tovar%20de%20Lemos%2C%20Di%C3%A1cono%20Nuno%20Francisco%20e%20P.%20Domingos%20Monteiro%20da%20Costa
P. Francisco Campos, P. Nuno Tovar de Lemos, Diácono Nuno Francisco e P. Domingos Monteiro da Costa