Jesuíta português ordenado diácono em Roma

Foi na igreja mãe da Companhia de Jesus, em Roma, que 16 jesuítas foram ordenados diáconos. Entre eles, estava o português João Manuel Silva.

Esta terça-feira de Páscoa, o cardeal Walter Kasper, teólogo e antigo presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, conferiu o sacramento da Ordem a 16 jesuítas, entre eles um português, na Igreja do Gesù, em Roma. Os novos diáconos estudam Teologia naquela cidade e provêm de uma grande diversidade de países: do Canadá à Tailândia, do Sri Lanka a Cuba, dos Estados Unidos da América ao Vietname, da Índia à Croácia, do Congo a Portugal.

O jesuíta português João Manuel Silva (na foto, o segundo a contar da direita, da fila de baixo), novo diácono, é natural de Braga e entrou na Companhia em 2008. Depois dos dois anos de Noviciado, em Coimbra, voltou à sua cidade natal para estudar Filosofia durante três anos, após os quais regressou a Cernache para fazer o magistério no Colégio da Imaculada Conceição (CAIC). Desde 2015 que estuda Teologia em Roma, devendo no próximo ano iniciar o 2.º Ciclo.

Presentes na celebração estiveram, naturalmente, os jesuítas portugueses residentes em Roma, aos quais se juntou o Provincial de Portugal, P. José Frazão Correia. Vários amigos e familiares do diácono João Manuel vieram de Portugal para se juntarem à Missa e depois à festa que se seguiu na comunidade do Colégio Internacional de Gesù, onde vivem os jesuítas que estudam o 1.º Ciclo de Teologia.

Durante a homilia, o cardeal Kasper associou o Evangelho do dia – do encontro de Maria Madalena com Jesus ressuscitado (Jo 20, 11-18) – à missão de serviço e anúncio da fé confiada aos diáconos. O cardeal, presente na Missa e na festa com muito afecto e vivacidade, recordou várias vezes a opção preferencial pelos pobres, que a Companhia procura assumir, e as palavras de um teólogo que dizia que “uma Igreja que não serve, não serve para nada”.

Fotografia: Comunidade do Gesù