A dois meses de completar 11 anos de vida como jesuíta, João Manuel Silva foi ordenado na cidade onde nasceu. O novo sacerdote jesuíta recebeu o Sacramento da Ordem pela imposição das mãos de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, juntamente com três novos padres da Arquidiocese de Braga: Fernando Jorge Carneiro, José Tiago Varanda e Vítor Hugo Gonçalves. A celebração contou com a presença do Provincial dos Jesuítas, P. José Frazão Correia, bem como de muitos outros jesuítas, do clero diocesano de Braga e de familiares e amigos dos neo sacerdotes.
Durante a homilia, D. Jorge Ortiga convidou a assembleia a agradecer as vocações que Deus oferece à comunidade. Falou ainda da necessidade de encontrar novos ritmos celebrativos e da exigência que cada discípulo deve sentir de aprofundar a intimidade com o Senhor. Comentando ao Evangelho do bom samaritano, D. Jorge Ortiga sublinhou que “não há verdadeiro culto sem serviço ao próximo.” O arcebispo de Braga pediu ainda aos novos sacerdotes que nunca deixassem de aliar o “saber ao fazer”, mantendo abertura para uma formação permanente.
Depois da eucaristia os convidados do P. João Manuel Silva, sj e da Companhia de Jesus foram recebidos na Casa da Torre, em Soutelo, para um momento festivo de encontro.
O P. João Manuel Silva nasceu em Braga, em 1984, onde viveu até 2008, ano em que entrou na Companhia de Jesus. Antes, licenciou-se em Direito na Universidade do Minho (2007). Já como jesuíta, estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, trabalhou no Colégio da Imaculada Conceição em Cernache (Coimbra) e estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma, onde foi ordenado diácono em Abril de 2018. Atualmente vive em Boston, onde, no próximo ano letivo, prosseguirá os seus estudos na área da Teologia da Moral Pessoal.
A Missa Nova do P. João Manuel Silva será celebrada no próximo sábado dia 20, às 18h, na Igreja paroquial do Divino Salvador, em Nogueiró (Braga). Foi nesta comunidade cristã que o jesuíta cresceu na fé.
No ano passado, a propósito da semana das vocações, o João Manuel deu o seu testemunho no Ponto SJ. Pode ser recordado aqui.
Foto de destaque: Tiago Silva