Homenagem ao P. Francisco de Pina, sj (1586-1625)

Francisco de Pina, sj, não só se preocupou em começar a estabelecer as bases da atual escrita vietnamita como também a sua preocupação foi a de tentar uma melhor adequação do Evangelho aos povos aos quais se dirigia.

No passado domingo, dia 26 de novembro, a cidade da Guarda, lugar de nascimento do P. Francisco de Pina, sj, fez-lhe uma homenagem resgatando-o do quase esquecimento onde habitava. Esta homenagem foi incitada por António Salvado Morgado e pela Fundação da Língua vietnamita “Vietnammese Language Foundation”.

Francisco de Pina, sj (1586-1625) nascido na Guarda entra na Companhia de Jesus no Colégio de Coimbra e daí segue para a missão na Cochinchina (região sul do atual Vietname). Especialista em linguística e música, ao ir trabalhar para a missão jesuíta no atual território do Vietname, dá-se conta das peculiaridades linguísticas do falar próprio desse povo. Depois de conhecer bem o idioma inicia um sistema de escrita usando, para isso, os caracteres da língua latina, até aí eram usados os pictogramas chineses. Este trabalho que inicia permite uma identidade própria do povo vietnamita, sendo ainda hoje o único país oriental que tem grafia romana.

Devido a esta peculiaridade, a “Fundação da língua vietnamita” e António Morgado (este último tendo sido desafiado pelo P. Henrique Rios do Santos para estudar este jesuíta) quiseram aproveitar a efeméride dos 824 da cidade da Guarda para prestar uma homenagem a Francisco de Pina, sj. Para isso, a Fundação da língua vietnamita ofereceu à cidade da Guarda a escultura “Nova Estela” do artista vietnamita Nguyen Huy Anh. A obra foi colocada no jardim da biblioteca municipal Eduardo Lourenço.

A cerimónia de inauguração da estátua começou com uma breve conferência sobre a figura e a importância cultural do P. Francisco de Pina, sj, por António Salvado, seguida por umas breves palavras do Presidente da “Fundação da Língua Vietnamita”.  Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, concluiu a homenagem a esta figura tão relevante da cidade da Guarda depois da bênção da estátua feita por D. Manuel Felício, bispo da Guarda.

É importante recordar estas figuras e trazê-las à frescura da memória atual. Obrigado à Fundação da Língua Vietnamita por nos recordar estas personagens. São uma boa ocasião para nos darmos conta do que significa verdadeiramente inculturação. Francisco de Pina, sj, não só se preocupou em começar a estabelecer as bases da atual escrita vietnamita mas a sua preocupação era a de tentar uma melhor adequação do Evangelho aos povos aos quais se dirigia. Sem um profundo conhecimento e respeito pela cultura daqueles a quem se anuncia o Evangelho, não é possível uma verdadeira encarnação da mensagem de Jesus. Para isso Francisco de Pina, sj percebeu que era necessário o conhecimento da língua e fez esforços para iniciar uma gramática e uma grafia, que séculos mais tarde foi adotada como a grafia atual da língua vietnamita.

 

José Eduardo Lima, sj