A convocatória do Ano Inaciano foi feita através de uma carta enviada ontem a toda a Companhia de Jesus., dia em que se assinalaram 479 anos da aprovação da Companhia de Jesus. O dia 21 de maio de 2021 foi escolhido para o começo do ano inaciano por nessa data se completarem 500 anos do dia em que Inácio de Loyola foi ferido na batalha de Pamplona. Esse ferimento desencadeou o processo de conversão do fundador dos jesuítas. .
Arturo Sosa anuncia na carta o lema que inspirará esta celebração: “Ver novas todas as coisas em Cristo”. Dirigindo-se a todos jesuítas o Padre Geral manifesta o seu desejo de que este possa ser um tempo transformador, recordando que as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus constituem um convite “à conversão pessoal, comunitária e institucional, necessária para melhorar vida de cada um e a nossa agilidade espiritual e apostólica.” O P. Pascual Cebollada, sj foi nomeado coordenador daa comissão que terá como objetivo apoiar as conferências de provinciais, as províncias e regiões da Companhia de Jesus espalhadas pelo mundo na organização desta comemoração.
O Geral da Companhia de Jesus anunciou também que, no contexto do ano inaciano, convocará a 71ª Congregação de Procuradores da Companhia de Jesus. Esta reunião terá lugar no Santuário de Loyola, em Espanha, de 16 a 22 de maio de 2022. Depois da Congregação Geral, órgão máximo dos Jesuítas a nível mundial, esta é a reunião internacional mais significativa para a Companhia de Jesus. Será antecedida pela realização de Congregações Provinciais que até 15 de dezembro de 2021 terão que eleger o representante de cada Província da Companhia de Jesus na 71ª Congregação de Procuradores.