

Fotogaleria Ordenação
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Somos chamados, como cristãos, a ser instrumentos de consolação e esperança; a estar disponíveis para uma missão de compaixão pelo mundo através da relação pessoal com Jesus.
Somos chamados a viver de forma integrada, apostando no continuum dos processos, mais que na absolutização dos resultados.
Numa carta escrita à Província, o P. Miguel Almeida deu a conhecer os destinos e as missões de alguns companheiros para os próximos tempos.
A sua vida foi sempre vivida numa entrega total à vontade de Deus manifestada na obediência aos superiores e na dedicação à comunidade. O jesuíta que foi uma referência para muitas gerações tinha 93 anos e 77 de Companhia.
Ao longo de três manhãs de sábado de junho, um olhar sobre a espiritualidade nos seus diferentes sentidos, na Brotéria, em Lisboa.
Neste episódio do podcast Ponto SJ somos convidados a mergulhar no perfil e nas primeiras decisões de Leão XIV, eleito há um mês. O P. Bruno Nobre, sj e a docente Maria d’Oliveira Martins refletem sobre os gestos iniciais do novo Papa.
Nesta terceira viagem organizada pelo Ponto SJ, um grupo de 62 pessoas rumou a Assis e a Roma para aprofundar o pensamento de Francisco. Uma viagem atravessada pelo seu funeral, mas que foi de gratidão e verdadeiro espírito pascal.
Ordenado no dia 23, P. António Santos Lourenço celebrou a primeira missa na igreja do Colégio São João de Brito, onde fez o seu percurso académico durante muitos anos. A igreja encheu-se de familiares e amigos para participar na eucaristia.
Têm sido dias de muita atividade em Roma, com o arranque do Sínodo dos bispos, o Consistório que criou 21 cardeais, a apresentação da exortação Laudate Deum e a vigília ecuménica. Momentos únicos captados pelo jornalista Ricardo Perna.
Como é habitual nas suas viagens apostólicas, Francisco visitou os seus companheiros jesuítas. Um encontro fraterno de irmãos, onde o Papa respondeu a perguntas e rezou com os 95 jesuítas presentes.
Maria levantou-se e pôs-se a caminho. Jesus aprendeu com a sua Mãe: mesmo sob a cruz, Jesus levantou-se e pôs-se a caminho. Nesta via sacra foi possível, através das feridas de cada um, caminhar com a Cruz, junto a Jesus e Maria.
Somos frágeis, mas esta fragilidade é lugar de bênção quando deixamos que seja acolhida e amada. Foi esta a ideia que conduziu as canções do P. Duarte Rosado no concerto “Isaías e a fragilidade” que subiu ao palco no Campo da Graça.