Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA


Fotogaleria 5º aniversário do Ponto SJ
Foto-reportagem feita pela OFICINA – Escola Profissional do INA
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Conduzida por Emanuel Nogueira, a sessão Ad cælestem patriam: Os jesuítas e a ética aristotélica tem como ponto de partida as lições manuscritas sobre a Ética a Nicómaco de Aristóteles.
Mais de 30 jornalistas e comunicadores estiveram reunidos esta sexta-feira, 11 de abril, com o escritor e biógrafo de Francisco, para refletir sobre o legado do Papa e o futuro da Igreja.
O Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) promoveu no sábado, 5 de abril, a 29.ª edição do “Fé e Cultura”, que juntou mais de 400 pessoas em Coimbra para escutar os sinais da realidade e descobrir os sinais de esperança.
Marcada para dia 10 de abril, sessão na Brotéria conta com a presença de Sofia Marques, coordenadora provincial do Serviço de Proteção e Cuidado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
Reis dos Reis cativou-me, fazendo-me sentir como se a história de Jesus me estivesse a ser contada pela primeira vez. Senti-me criança outra vez, da forma como Jesus nos pede para ser e esse foi um ótimo exercício quaresmal.
Sessão de apresentação da obra terá lugar no dia 23 de abril, às 18h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
Ordenado no dia 23, P. António Santos Lourenço celebrou a primeira missa na igreja do Colégio São João de Brito, onde fez o seu percurso académico durante muitos anos. A igreja encheu-se de familiares e amigos para participar na eucaristia.
Têm sido dias de muita atividade em Roma, com o arranque do Sínodo dos bispos, o Consistório que criou 21 cardeais, a apresentação da exortação Laudate Deum e a vigília ecuménica. Momentos únicos captados pelo jornalista Ricardo Perna.
Como é habitual nas suas viagens apostólicas, Francisco visitou os seus companheiros jesuítas. Um encontro fraterno de irmãos, onde o Papa respondeu a perguntas e rezou com os 95 jesuítas presentes.
Maria levantou-se e pôs-se a caminho. Jesus aprendeu com a sua Mãe: mesmo sob a cruz, Jesus levantou-se e pôs-se a caminho. Nesta via sacra foi possível, através das feridas de cada um, caminhar com a Cruz, junto a Jesus e Maria.
Somos frágeis, mas esta fragilidade é lugar de bênção quando deixamos que seja acolhida e amada. Foi esta a ideia que conduziu as canções do P. Duarte Rosado no concerto “Isaías e a fragilidade” que subiu ao palco no Campo da Graça.
Esta semana, no dia 13 de Março, celebraram-se 10 anos de Pontificado do Papa Francisco, o primeiro papa jesuíta da história da Igreja. Uma data tão importante deve ser homenageada, celebrada e pensada.