Festas das famílias animaram colégios

Depois de dois anos de ausência, as tradicionais festas das famílias voltaram a animar as comunidades educativas do Colégio das Caldinhas e do Colégio São João de Brito.

Na festa deste ano do Colégio de São João de Brito destacou-se o regresso em força das atividades desportivas envolvendo alunos da Companhia de Jesus de Portugal e Espanha. Já no Colégio das Caldinhas celebraram-se os 90 anos de presença nas Caldas da Saúde em Santo Tirso.

Desporto, arte e convívio animam Colégio São João de Brito

Depois de dois anos em que a pandemia não permitiu a sua realização, a Festa das Famílias regressou ao Colégio de São João de Brito entre os dias 28 de abril (5ª feira) a 1 de maio (domingo). De 5.ª feira à tarde a domingo foi possível juntar nas instalações do colégio toda a sua comunidade (pais, avós, alunos, antigos alunos, educadores…) alegrada pela presença de alunos e alguns professores de diferentes escolas do Colégio das Caldinhas (colégio da Companhia de Jesus de Santo Tirso) e ainda de seis colégios da Companhia de Jesus vindos de Espanha.

Foram dias intensos de atividades desportivas e artísticas, de convívio e reencontros, de partilhas de recordações e acima de tudo de uma imensa alegria.

A festa iniciou-se na 5.ª feira à tarde com o Sarau Gímnico dos alunos do colégio São João de Brito e prosseguiu ainda nesse dia e até sábado com competições desportivas de diversas modalidades. As três noites da festa permitiram assistir a concertos, teatro e desfiles de moda, organizados e protagonizados por alunos, professores e antigos alunos.

Os dois momentos altos da festa tiveram lugar com a celebração de duas eucaristias (a de abertura dos XXXI Jogos internacionais e bênção dos atletas participantes) e a de encerramento que contou com a presença do Coro Magis.

Todos os fundos angariados na festa se destinam a ajudar financeiramente as Missões dos Jesuítas e a Fundação Santo Inácio, que apoia atualmente alunos que se encontram em situações pessoais e familiares muito difíceis, temporárias ou permanentes.

Festa das Famílias: 90 anos nas Caldas da Saúde

Também a norte, depois do interregno provocado pela pandemia, nos passados dias 6 e 7 de maio, a comunidade educativa do Colégio das Caldinhas uniu-se para recuperar a tão desejada Festa das Famílias e celebrar os 90 anos da chegada do Colégio às Caldas da Saúde.

Seguindo a tradição, a festa teve início com uma abertura solene, no Pavilhão de Santo Inácio, numa cerimónia organizada pelos professores de Educação Física e pela Associação Desportiva do Colégio das Caldinhas (ADCCA), onde atuaram alunos das cinco escolas do colégio. Durante a manhã e a tarde de sexta, decorreram um conjunto de atividades desportivas, culturais, artísticas e científicas, com diversas exposições, preparadas pelos diferentes departamentos curriculares. Ao almoço, já depois da abertura das tradicionais barraquinhas, dinamizadas por grupos de pais, educadores e antigos alunos, o Colégio juntou-se para cantar os parabéns e provar o maior jesuíta do mundo.

Ao final do dia, no átrio da portaria principal, teve lugar um Jantar de Gala de Educadores, para celebrar os 90 anos do Colégio das Caldinhas, que desde dia 2 de fevereiro de 1932, se instalou no hotel das Termas, ao serviço da educação, destacando-se a nível regional e nacional, pela formação de tantos e tantos alunos, que nesta casa apreenderam a ser homens e mulheres para os outros. O jantar foi servido pelos nossos alunos de restauração e contou ainda com a presença das entidades civis e religiosas locais, assim como de todas as associações do Colégio.

No sábado, com um programa cheio de atividades, a Festa prolongou-se, com muita alegria e animação, até à Eucaristia de ação de graças pelos 90 anos do Colégio, que decorreu no Páteo de Nossa Senhora, ao final da tarde, na presença de toda a Comunidade Educativa, já depois dos torneios desportivos, da inauguração do Espaço de Proteção Animal e de tantas outras atividades. Depois do bailarico e do famoso porco no espeto, lançaram-se balões de S. João, que iluminaram a noite estival, soltaram-se foguetes e formularam-se desejos agradecidos de voltar para o ano.