Férias com Deus: Ponto negro ou ponto de luz?

Segunda proposta da rubrica Férias com Deus disponibilizada hoje. Assinada por Bento Oliveira, chama-nos a atenção para a necessidade de nos focarmos nas coisas boas da vida e não apenas nos pontos negros que nos assustam.

Já está disponível a segunda proposta da rubrica “Férias com Deus“, que consiste numa pausa de dez minutos para rezar durante o verão.

Depois da proposta “Levar Deus para a praia“, assinada por Isabel Figueiredo, é Bento Oliveira quem orienta a oração desta semana. Neste “Ponto negro ou ponto de luz”, o autor lembra-nos que os pontos negros são mínimos em comparação com tudo o que de bom temos nas nossas vidas mas que são eles que povoam a nossa mente.

O esquema de oração proposto pelo fundador do portal Imissio começa com a observação de uma imagem, segue para a reflexão sobre um texto, e depois para uma meditação, que pode ser acompanhada por uma música também sugerida. No final, deixa-nos três perguntas para orientar a nossa oração e ação durante a semana, e desafia-nos até a tirar apontamentos (seja no telemóvel ou num bloco de notas) sobre o que dela resultou.

A iniciativa “Férias com Deus” parte da percepção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso marcado pela ausência de Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a reflectirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros.

A rubrica “Férias com Deus” sai às sextas-feiras e até ao final do mês de agosto, num total de nove propostas. Dirige-se a todos os crentes que procurem aprofundar espiritualmente o seu tempo de férias, e pode ser divulgada e partilhada em qualquer meio digital ou físico, desde que devidamente enquadrada. Os conteúdos podem ser acedidos em https://pontosj.pt/jesuitas/ferias-com-deus/ ou na página de facebook Jesuítas em Portugal.