Faleceu o P. Mariano

O sacerdote jesuíta tinha 90 anos de idade e 72 de vida religiosa na Companhia de Jesus. Vivia atualmente em Braga na enfermaria da comunidade da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração.

Faleceu esta manhã, em Braga, com 90 anos de idade  e 72 anos de Companhia de Jesus, o P. António Júlio Mariano, sj. O P. Mariano nasceu no dia 15 de dezembro de 1929 em Torre de Dona Chama, Mirandela, Bragança. Frequentou a Escola Apostólica de Macieira de Cambra durante cinco anos e entrou no Noviciado, no Convento de Santa Marinha da Costa, Guimarães, no dia 7 de setembro de 1948.

Depois do noviciado, fez o Juniorado em Guimarães, um ano, e em Soutelo, dois anos. Fez a Filosofia em Braga e o Magistério no Colégio de Cernache. Fez a Teologia em Heythrop College, Inglaterra e em Frankfurt, Alemanha. Foi ordenado sacerdote no dia 4 de setembro de 1962. Fez a Terceira Provação em Múrcia, Espanha. Fez os últimos votos no dia 15 de agosto de 1965, nas Caldas da Saúde.

Foi quase toda a vida professor de Alemão e Inglês no Instituto Nun’ Álvres do Colégio das Caldinhas. Colaborou com a pastoral inter-paroquial e com a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e foi também capelão do Hospital de Santo Tirso durante vários anos. Atualmente encontrava-se em Braga, na enfermaria na comunidade da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração.

Amanhã, quinta-feira, celebra-se Missa de Corpo presente na Capela de S. Barnabé, em Braga, seguindo-se funeral. As cerimónias decorrerão de acordo com as normas sanitárias em vigor.