Hoje é Quarta-feira de Cinzas e começa a Quaresma. Neste tempo de caminho até à Páscoa, somos convidados a fazer a experiência do peregrino que caminha rumo à casa do Pai.
Em ano de jubileu, dedicado ao tema da esperança, na sua mensagem para a Quaresma, o Papa Francisco convida-nos a fazer este itinerário deixando-nos interpelar pelos nossos irmãos que fogem da miséria e da violência e vão à procura de uma vida melhor para si e para seus entes queridos. É o primeiro desafio à conversão que nos deixa nesta carta dirigida a todos os católicos no arranque do novo tempo litúrgico: Como me deixo interpelar por esta condição? Estou realmente a caminho ou estou paralisado, estático, com medo e sem esperança, acomodado na minha zona de conforto? Busco caminhos de libertação das situações de pecado e falta de dignidade?
Na sua mensagem, Francisco convida-nos ainda a fazer esta viagem juntos, em Igreja, em espírito sinodal, superando a tentação da autorreferencialidade e de olharmos apenas para as nossas próprias necessidades.
Em terceiro, lugar, o Papa pede-nos que façamos este caminho juntos na esperança da promessa da ressurreição. É o que chama de terceiro apelo à conversão: o da esperança, da confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna. Mas também aqui nos devemos perguntar, acrescenta o Santo Padre: Estou convicto de que Deus me perdoa os pecados? Ou comporto-me como se me pudesse salvar sozinho? Aspiro à salvação e peço a ajuda de Deus para a receber? Vivo concretamente a esperança que me ajuda a ler os acontecimentos da história e me impele a um compromisso com a justiça, a fraternidade, o cuidado da casa comum, garantindo que ninguém seja deixado para trás?
Ao longo destes dias, somos desafiados a aprofundar a oração, o jejum e a caridade. Somos também convidados a acompanhar com a nossa oração o Papa Francisco que se encontra hospitalizado e que tem pedido ao todos que se unam a si em comunhão neste tempo de maior fragilidade.
Ponto SJ divulga proposta da PROVOCA – Deixa-te provocar
Nestes 40 dias que temos pela frente, o Ponto SJ traz-lhe uma proposta que assume a Quaresma como um tempo de provocação de Deus. É um tempo em que nos abrimos ao que Ele tem para nos dizer e nos preparamos para dizer sim, cada vez mais convictos, aos seus convites. Deixa-te provocar é uma proposta da PROVOCA, pastoral juvenil e vocacional da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, em que os padres Samuel Beirão, Duarte Rosado e Nelson Faria, através das suas provocações diárias nas redes sociais, ajudam a percorrer este caminho rumo à Páscoa do Senhor como um tempo favorável para deixar o Espírito trabalhar. Aos domingos, os três jesuítas juntam-se para uma conversa mais prolongada sobre como o Evangelho do dia nos pode desafiar na vida concreta.
Pode acompanhar esta proposta semanalmente nas redes sociais da PROVOCA e do Ponto SJ e ao domingo no Ponto SJ ou no youtube da PROVOCA.
O primeiro vídeo já está disponível.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.