Ponto de Cruz está de volta para as Europeias

Numa altura em que a Europa e a coesão europeia enfrentam desafios tão importantes, escolhemos trazer para este debate três temas essenciais: a paz; a ecologia e as migrações.

Numa altura em que a Europa e a coesão europeia enfrentam desafios tão importantes, escolhemos trazer para este debate três temas essenciais: a paz; a ecologia e as migrações.

O Ponto de Cruz está de regresso. Depois de uma primeira edição dedicada às eleições legislativas, nos primeiros meses do ano, o Ponto SJ quer continuar a contribuir para a reflexão social e política sobre o País e a Europa. Agora a propósito das eleições europeias, que se realizarão a 9 de junho, queremos promover o debate em torno das questões sobre a Europa, ajudando a compreender os desafios que a união a 27 enfrenta, mobilizando os portugueses para o exercício do voto.

Numa altura em que a Europa e a coesão europeia enfrentam desafios tão importantes, escolhemos trazer para este debate três temas essenciais: a paz; a ecologia e as migrações. Tal como na edição anterior, aplicaremos à leitura destas realidades a lente da Doutrina Social da Igreja, procurando compreender o que pensa e propõe a Igreja Católica para estas três áreas e apontando caminhos para os problemas.

Assim, ao longo das próximas três semanas iremos publicar três vídeos sobre o pensamento da Igreja em relação a estes temas, bem como um conjunto de textos escritos por pessoas com perspectivas distintas sobre estes desafios. No final de cada semana dedicada a um dos temas, vamos promover uma conversa/debate presencial com três pessoas que nos podem ajudar a perceber e a conhecer a realidade, e a pensar caminhos de ação.

Estas conversas terão lugar no Porto, em Évora e em Lisboa. O Ponto de Cruz irá ao Porto falar sobre paz no dia 22, no Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loiola (CREU); depois estará em Évora, na Casa do Monte, no dia 28, para conversar sobre ecologia, numa parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira( FGS); e na terceira conversa estará, em Lisboa, na Brotéria, no dia 6, para abordar o tema das migrações, numa parceria do JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Os encontros serão presenciais, abertos a todos, além de serem gravados e depois divulgados através dos canais digitais da Companhia de Jesus.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.