O plano para um desconfinamento faseado foi anunciado há dois dias e, apesar de ainda não podermos correr a abraçar aqueles de quem mais gostamos, podemos começar a fazer planos para isso – e podemos alegrar-nos com o regresso da criança às escolas, numa altura em que tanto precisam. Para preparar uma semana que já deixa ver a luz a fundo do túnel, o que proponho é uma seleção de músicas que costumam fazer-me viajar por alguns dos meus lugares ou momentos favoritos. Porque se sinto muitas saudades de apanhar um avião e de estar com as minhas pessoas, a verdade é a música é uma boa forma de ajudar a sentir em tempos mais complexos.
1- Le Beirut – Fairouz
No ano passado tive o privilégio de viajar até Beirute, após as explosões que destruíram o porto, para contar a história de uma cidade e de um povo que não para de renascer. A voz de Fairouz é a melhor forma de voltar a sentir o espírito e a energia de uma cidade que é uma verdadeira história de vida.
2- Reconvexo – Caetano Veloso
Esta música que Caetano escreveu nos anos 1980 é uma espécie de ode às várias faces da cultura baiana, e um elogio às particularidades de um país que encerra assim uma multiculturalidade difícil de igualar. Continua a ser uma das suas criações mais emblemáticas.
3- If I go, I’m goin – Gregoy Alan Isakov
Conheci Isakov há muito pouco tempo, mas apaixonei-me rapidamente por várias composições. Esta, em particular, fala de perda, de decisões e de novos ciclos e parece-me a banda sonora para todos nós, nos tempos que correm.
4- David Bowie – Heroes
Esta canção de David Bowie leva-nos a percorrer uma vida, oceanos com golfinhos, as ruas de Paris com a memória da sua adaptação para o Moulin Rouge…enfim. Um clássico que nos faz sair de casa fechando apenas os olhos. E ouvindo.
5- Heartbeats – Jose Gonzalez
Nesta canção, Gonzalez leva-me – nunca entendi porquê – às memórias de caminhadas solitárias em ruas movimentadas e passeios de pedra: Londres, Nova Iorque, São Paulo…esta versão de um original dos The Knife é uma delícia de emoções.
6- Estrela da Tarde – Carlos do Carmo
Esta composição de Ary dos Santos e Fernando Tordo, imortalizada na voz de Carlos do Carmo deve ser das mais bonitas músicas do repertório nacional e transporta-me regularmente para tardes de verão, cobertas de sol e sal e poesia. Estamos quase lá.
7- Ilê, Pérola Negra – Daniela Mercury
Esta música, que a cantora baiana interpreta com uma garra e energia únicas, tem a capacidade de, há muitos anos, me fazer feliz não importa como esteja a correr o dia ou a semana. Lembra as festas de rua no Rio de Janeiro, com a praia ao lado e o Redentor a olhar.
8- All night long – Jacob Collier
Se querem dançar, Jacob Collier ajuda. E podemos fazê-lo na sala, já que ainda não dá para muito mais. Esta música é uma delícia de criação, e na voz tão suave deste inglês torna-se um verdeiro must listen.
9- Gelado de Verão – António Variações / Humanos
Praia, verão, bolas de Berlim, calor, areia, amigos, férias. Se não conseguem ouvir isto tudo nesta canção interpretada pelos Humanos, não sei…
10- Django – Luis Bacalov
Faz parte da banda sonora do filme Django Unchained, e é imperdível. Em duas estrofes estamos na América no final do século XIX, a percorrer campos de algodão e a lutar pelos direitos humanos num país altamente dividido. É uma lição de história e de esperança: tudo muito necessário para este 2021 que ainda agora começou.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.