Edição: Miguel Fontes
Vozes: Isabel Maria Mónica e Tito Franco de Sousa.
Ilustração: P. João Sarmento, sj
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Pausas para inspirar -Tríduo Pascal
Edição: Miguel Fontes
Vozes: Isabel Maria Mónica e Tito Franco de Sousa.
Ilustração: P. João Sarmento, sj
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
É verdade que os discursos são uma coisa, a adesão de coração ao seu conteúdo e ao seu espírito é outra e a deliberação e a implementação, contando com as resistências que sempre se encontram no plano teórico e prático, são outra ainda.
O P. David Ferreira da Silva tem 95 anos e viveu grande parte da sua vida de jesuíta em missão em África, principalmente em Moçambique. Na semana em que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, divulgamos o seu testemunho de vida.
A Comunidade jesuíta vive nos bairros desfavorecidos da Caparica/Pragal desde 1999, onde desenvolve trabalho pastoral e social junto das populações mais frágeis. Mas a presença da Companhia na Margem Sul começou muito antes, em 1970.
De uma perspetiva cristã, antes de começar, sugiro a leitura do Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, um texto que sintetiza o sentido da vida humana.
Esta conferência na Brotéria no dia 6 procura explorar a tensão interior que nasce entre aqueles que têm fé e se veem a passar pela provação da guerra. Quais os lugares de conforto, inquietação e esperança nestas circunstâncias?
Novo livro de Tomás Halík, escrito num registo epistolar, é dirigido a um papa da sua imaginação, onde sonha com um redescobrir e reavivar da identidade do Cristianismo. O autor estará em Portugal no próximo mês e dará três conferências.
A partir de um excerto deste texto, apresentamos nesta sessão questionamentos sobre a educação enquanto tal, e se a mesma não caberá também no enquadramento proposto por Bergala.
Não o podemos mais ignorar, porque o património transporta-nos para um lugar diferente do nosso, onde há o outro para conhecer, para estar atento, para ser parte da sua história.
No pouco, pequeno e possível, que não tenhamos medo de olhar para a nossa realidade com os nossos medos e preconceitos, e que, tocando as nossas feridas ouçamos o que Jesus nos pede: “Que a paz seja convosco”.
Nestes encontros, dirigidos a todos os homens e mulheres de boa vontade, iremos explorar a nossa responsabilidade económica e social, mas também aspetos culturais, de estilo de vida, de equilíbrio humano e de espiritualidade.
A finalizar o ano da oração e às portas do ano jubilar, o Papa Francisco apresenta-nos a sua quarta carta encíclica Dilexit nos [Amou-nos] sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus.
No caso do edifício-igreja essa compreensão aprofundada abrange um conhecimento dos ritos litúrgicos e do seu sentido, dos polos de ação, das dinâmicas de movimentação e da sua organização espacial tanto funcional como simbólica.