Playlist Pausas para Inspirar – verão
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Pausas para Inspirar - verão
Playlist Pausas para Inspirar – verão
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O “Papa da comoção” acolheu com lágrimas o banho de afeto daquela multidão, “vestido como Bento XVI e “falando como Francisco”. Deus deu-nos um Pastor, tendo-o chamado pelo nome para guiar a Igreja.
Carta do P. Geral, Arturo Sosa, aos Jesuítas de todo o mundo saúda o Papa Leão XIV com entusiasmo.
A Companhia de Jesus em Portugal une-se a este momento de grande alegria para toda a Igreja e saúda a eleição do Papa Leão XIV.
Quando a Igreja escolher e nos disser quem é o novo Pedro, saiba cada um de nós que Pedro não quer ir sozinho na barca da Igreja e conta com cada um para assegurar a Deus que a Igreja, para ser de Cristo, será sempre sinodal.
Nesta Semana de Oração pelas Vocações, os jesuítas da Provoca, Samuel Beirão, Nelson Faria e Duarte Rosado falam sobre a sua história vocacional e sobre o mais a que todos somos chamados por Deus.
Não deixo de me impressionar com um traço que encontrei nele e me tem acompanhado desde que entrei na Companhia, e que dificilmente vejo assumido com tão grande sabedoria: a “opção preferencial pelos pobres”.
Nesta página podem ler-se também os artigos publicados no Ponto SJ sobre o legado de Francisco, bem como ver algumas das fotografias que ilustram a vida de Jorge Mario Bergoglio na Companhia de Jesus.
O contrário de pluralidade não é a unidade, mas a uniformidade. E o contrário da unidade não é a pluralidade, mas a divisão.
O primeiro lugar da ação do Espírito Santo é a carência e o desconforto. O Conclave é uma inquietação que atravessa o deserto.
A poucos dias de se iniciar o Conclave, os padre jesuítas Samuel Beirão, Duarte Rosado e Nelson Faria estão à conversa sobre o legado do Papa Francisco.
Os sapatos não são apenas metáfora: são a tradução crua de um pontificado. Caminharam pela terra de Lampedusa, onde tantos procuram vida e encontram morte; tocaram fronteiras, ergueram pontes onde outros queriam levantar muros.
O Papa Francisco divulgou o conceito de discernimento. Passou a estar nas bocas do mundo. Nem sempre bem-entendido, mas fica o desafio de ser a condição necessária para o diálogo e para o crescimento.