* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.

Especial Pausas para Inspirar - II
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O melhor modo de expressarmos o mistério do Sábado Santo é no silêncio orante. Nem sequer contemplamos o sepulcro, porque também não fomos ontem a um funeral, mas contemplamos o todo da paixão e morte de Jesus no mistério da sua Páscoa.
Neste dia da Paixão do Senhor, publicamos as meditações da Via Sacra do Vaticano escritas este ano pelo Papa Francisco.
Neste dia da Paixão, o Filho de Deus é julgado indigno de ser contado entre os filhos dos homens e é assassinado pelos seus inimigos. Acompanhamo-lo em oração.
Neste 1º dia do Tríduo pascal, celebramos a Ceia do Senhor, onde Deus se ajoelha aos nossos pés para os lavar. Ele é mestre no servir, com a palavra e o gesto, doando-se a si mesmo, escreve D. José Cordeiro nesta meditação do Passo-a-rezar
Jesus não quer a severidade ou os julgamentos apressados, mas antecipa-se com a sua misericórdia. Perante o pobre, o miserável, o que sofre, Ele inclina-se, cuida das feridas, ergue do chão, retira do pó da terra.
“As três mortes de Lucas”, de Henrique Raposo, além de um romance brilhante é uma metáfora bíblica sobre o Êxodo, a fé, o sofrimento, a bondade, a beleza e a inexplicável razão que nos mantém vivos. Um livro de fé que mostra o mundo sem ela
Conduzida por Emanuel Nogueira, a sessão Ad cælestem patriam: Os jesuítas e a ética aristotélica tem como ponto de partida as lições manuscritas sobre a Ética a Nicómaco de Aristóteles.
Nesta conversa, o P. Francisco Martins, sj explica porque é que este ano todos os cristãos celebram a Páscoa no mesmo dia, e qual a importância disto num ano em que se assinalam também os 1700 anos do Concílio de Niceia.
Marcada para dia 10 de abril, sessão na Brotéria conta com a presença de Sofia Marques, coordenadora provincial do Serviço de Proteção e Cuidado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
Amor e serviço: eis os dois grandes temas dos Exercícios Espirituais. Jesus vem ao nosso encontro, quebrando as nossas correntes para que possamos caminhar com Ele
A nova exposição desenvolve-se como um diálogo, envolvendo os artistas e o público.
Escritor e jornalista dará conferência no dia 10 de abril a propósito de novo livro “Em primeiro lugar pertencer a Deus – Exercícios Espirituais com o Papa Francisco”, editado pelas Paulinas Editora.