As equipas congéneres do Passo-a-Rezar de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Polónia, Egipto e Ucrânia uniram-se para preparar um ficheiro especial de oração pela paz na Ucrânia. Esta iniciativa surge como resposta ao desafio do Papa Francisco, que convocou para esta quarta-feira de cinzas um Dia de Oração e Jejum pela paz na Ucrânia.
Com esta proposta, todos os crentes e pessoas de boa vontade são convidados a rezar, a refletir sobre a situação que se vive desde o dia 24 de fevereiro naquele país do leste europeu e a analisar de que forma é que cada um, enquanto discípulo de Jesus, pode estar ao lado deste povo sofrido.
Neste ficheiro especial, são recordadas as palavras do Evangelho, em que Jesus diz: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai por aqueles que vos perseguem”. Palavras que nos remetem para o discernimento sobre o que está a acontecer na Ucrânia: a questão é com o governo russo e não com o povo russo. Por isso, podemos amá-los e rezar por eles, porque certamente muitos deles também estão zangados e magoados.
A proposta é acompanhada por uma música de Bam Commijs, criada especificamente para este momento de oração, que tem como título ‘Prayer for Ukraine’. #RezemosJuntos pela paz na Ucrânia.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.