Os primeiros colégios jesuítas e os espaços das escolas

Encontros mensais para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, entre outros.

Encontros mensais para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, entre outros.

Na próxima terça-feira, dia 12 de Dezembro, entre as 19h00 às 20h30, vai decorrer mais um encontro da iniciativa Seminário da História dos Jesuítas sobre Os primeiros colégios jesuítas com Rui Lobo.

Os primeiros documentos da Companhia de Jesus não previam o ensino como uma das vertentes fundamentais da nova organização. Mesmo os membros mais jovens da Companhia deveriam ser educados nas universidades já estabelecidas. Gradualmente, porém, os padres começaram a instruir internamente os novos membros, sendo que em 1545 iniciaram as aulas públicas no Colégio de Gandía, fundado por S. Francisco Borja, colégio que passaria a Universidade logo em 1547.

Neste seminário acompanhamos o estabelecimento dos colégios com as primeiras aulas públicas dos Jesuítas, na Europa e em Portugal, procurando perceber como a Companhia procurou dar uma resposta arquitetónica a esse novo programa, com antecedentes laicos nas recém criadas escolas menores e em alguns colégios particulares das universidades renascentistas.

Rui Lobo

Professor no Departamento de Arquitetura da FCTUC e investigador do Centro de Estudos Sociais. É arquiteto (1994) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2010), com a tese “A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitetura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna”. Tem produzido investigação em história da arquitetura e do urbanismo dos séculos XVI a XVIII, em particular no campo da arquitetura e urbanismo universitários, da arquitetura portuguesa e da arquitetura jesuíta.

Seminário de História dos Jesuítas

Encontros mensais para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti-jesuitismo, expulsão e restauração.

Coordenação: Francisco Malta Romeiras, Maria João Pereira Coutinho, P. António Júlio Trigueiros SJ
Local: Brotéria
Duração: 1h30
Gratuito

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria