Hierophanies

Mais de sessenta anos depois deste texto clássico, parece-nos oportuno avançar com a possibilidade de somar a esta lista a figura do artista.

Mais de sessenta anos depois deste texto clássico, parece-nos oportuno avançar com a possibilidade de somar a esta lista a figura do artista.

Inaugurou esta semana a exposição Hierophanies disponível para visita de segunda-feira a sábado, entre as 10h e as 18h, até ao dia 1 de abril.

Com Hierophanies dá-se uma amplificação do entendimento do espaço da galeria. Por detrás de uma cortina encontra-se agora um lugar de abertura aos intrincados fenómenos relacionados com a ideia do sagrado, que se questiona sobre a sua pertinência e manifestação nos dias de hoje.

Mircea Eliade termina Profano e Sagrado afirmando: “param aqui as considerações do historiador das religiões. É aqui também que principia a problemática própria ao filósofo, ao psicólogo, até mesmo ao teólogo.”  Mais de sessenta anos depois deste texto clássico, parece-nos oportuno avançar com a possibilidade de somar a esta lista a figura do artista. Reconhece-se ao artista a capacidade de gerar realidades ambivalentes e objetos que tratam da simbolização e do ritual, num velar ou desvelar daquilo que nos é desconhecido.

 

Artistas:
Andreia Santana
Diana Policarpo
Harun Farocki
Hugo de Almeida Pinho
Louis Henderson
Maria Loboda
Onyeka Igwe
Riar Rizaldi

Curadoria: Sara Castelo-Branco

Organização: Brotéria

Folha de sala disponível aqui

 

Entrada livre: Sim  
Inscrição: Não  
Local: Brotéria

 

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria