Curso na Brotéria debruça-se sobre o acesso das mulheres à ordenação

De 1 a 3 de Abril, o P. José Frazão Correia, sj orienta o curso As mulheres na Igreja e o (não) acesso ao ministério ordenado.

De 1 a 3 de Abril, o P. José Frazão Correia, sj orienta o curso As mulheres na Igreja e o (não) acesso ao ministério ordenado.

Reconhecendo hoje a Igreja não haver razões de impedimento para que as mulheres assumam lugares de liderança na comunidade eclesial, há uma longa tradição que tem seguido noutra direção. Neste Curso da Aula Esfera – As mulheres na Igreja e o (não) acesso ao ministério ordenado – pretende-se olhar de forma crítica para estas correntes de pensamento, recorrendo à teologia e aos textos bíblicos. Como podem as mulheres, do mesmo modo que os homens, realizar na Igreja o seu papel em plenitude, conferido pelo batismo?

O P. José Frazão Correia, sj irá orientar o curso, que acontece na Brotéria nos dias 1, 2 e 3 de Abril, das 19h às 20h30, com o seguinte programa:

Dia 1 — Ser batizado do sexo feminino impede o acesso ao ministério ordenado?
O tema, as questões teológicas, os preconceitos culturais.

Dia 2 — Numa matéria tão condicionada culturalmente, será possível alcançar uma verdade infalível?
O texto bíblico, S. Tomás de Aquino, os documentos do Magistério eclesiástico.

Dia 3 — E se a Igreja reconhecesse que não tem a faculdade para excluir a mulher do ministério ordenado?
Superando a subordinação dos sexos como razão para a diferença de autoridade na Igreja, cabe continuar a aprofundar a configuração que o reconhecimento da autoridade feminina pode assumir.

Mais informações e inscrições aqui

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria