Alguns artigos publicados no Ponto SJ deram num livro. São textos que nos ajudam a viver libertos daquilo que nos afasta do essencial e que, cuidadosamente selecionados e ordenados, compõem uma espécie de “Manual de Desintoxicação” para os dias de hoje. O seu propósito é que, na imensidão daquilo que nos sufoca e distrai, possam ser pontos de apoio que vão forjando em nós um modo de estar e proceder mais conforme à profundidade a que aspiramos.
O primeiro livro Ponto SJ reúne, assim, 22 artigos escritos por 19 cronistas que escrevem regularmente ou pontualmente no portal dos jesuítas em Portugal. São eles: Ana Margarida Craveiro, P. Carlos Carneiro, sj, P. Domingos Freitas, sj, P. Francisco Martins, sj, Henrique Raposo, Inês Teotónio Pereira, Jacinto Lucas Pires, Joana Corrêa Monteiro, Joana Rigato, João Carlos Paiva, João Labareda, P. José Frazão Correia, sj, Margarida Alvim, Margarida Miranda, Margarida Vaqueiro Lopes, P. Nuno Amador, P. Nuno Tovar de Lemos, sj, P. Rui Fernandes, sj e Sara Rodi. O prefácio é assinado pelo jornalista e escritor Luís Osório.
Os textos foram selecionados pela equipa do Ponto SJ e são acompanhados por algumas imagens captadas pela fotógrafa Madalena Meneses. “Manual de Desintoxicação” está dividido em três partes, inspiradas por três verbos que convidam a percorrer um caminho: desintoxicar, forjar e avançar. Contudo, este não é um livro que queira aligeirar o peso que tantas vezes a vida tem, mas antes possibilitar acolhê-la com gratidão, coragem e prontidão. É um livro prático, para ser vivido, pois quer unir ação e interioridade.
Num tempo em que prevalece a metáfora da rede que une vários pontos sem estabelecer entre eles uma hierarquia, parece difícil encontrar pontos de orientação e apoio. O ruído e a polarização dificultam o exercício do discernimento que permite essa identificação. Quando em fevereiro de 2018 foi lançado o Ponto SJ, este quis assumir-se como um pequeno ponto de encontro que facilitasse esse exercício.
Ao longo de dois anos, foi possível contar com excelentes artigos de autores muito variados que ajudaram os leitores a encontrar bons motivos de reflexão para o seu caminho. Alguns destes artigos ganham agora a forma do papel, embora muitos outros houvesse que mereciam ser perpetuados em livro. Sem renunciar à sua “identidade digital”, o Ponto SJ acredita que reunir alguns textos num “Manual de Desintoxicação” tornaria esta ajuda mais consistente e seria uma forma de celebrar os dois anos de existência deste projeto.
“Manual de Desintoxicação” é editado pela Frente e Verso e conta com o apoio da Fundação Engenheiro António de Almeida.
Será apresentado no dia 27, às 19.00, na Brotéria, no Bairro Alto, pelo jornalista e escritor Luís Osório. A apresentação de “Manual de Desintoxicação” será ainda motivo para uma conversa entre Viriato Soromenho-Marques e Isabel Lucas, moderada por Luís Osório.
Todos os leitores do Ponto SJ estão convidados.
Para comprar o livro online vá aqui.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.