Playlist dos Apontamentos de Fé
Fotografia de SHTTEFAN – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Apontamentos de fé
Playlist dos Apontamentos de Fé
Fotografia de SHTTEFAN – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Encontro online decorrerá no dia 16 de dezembro, sábado, das 10h às 17h, e será orientado pelo P. António Ary, sj. Um tempo para estar em comunhão com os que mais sofrem com a guerra e os conflitos e para rezar pela paz.
Ao começarmos o Advento, talvez valha a pena enchermos as nossas candeias do azeite capaz de reacender a luz da esperança. Para estarmos vigilantes, para cuidarmos, para acolhermos.
Catequeses online e presenciais, propostas de oração para os universitários e conferências que decorrem nas noites de Advento. São algumas das propostas espirituais de algumas obras dos jesuítas para este tempo de preparação do Natal.
Caderno de Advento é feito com a colaboração das famílias e também de avós, representantes das associações de pais, jesuítas, membros do conselho de direção do Colégio S. João de Brito e Colégio das Caldinhas. Introdução é do P. Provincial.
Neste primeiro Domingo do Advento, na proposta “Encarnado(s) num mundo ferido”, partilhamos um testemunho do P. Gonçalo Castro Fonseca que viveu na Síria entre 2017 e 2021, num dos períodos mais críticos da guerra civil.
Na ordem da reflexão, a encarnação é central e na unidade e correspondência dos mistérios cristãos pode dizer-se que se cumpre plenamente na ressurreição.
Neste terceiro episódio, o P. Frederico Cardoso Lemos, delegado para a ecologia e cuidado da casa comum da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, fala-nos do novo documento escrito pelo Papa sobre a crise climática: a Laudate Deum.
Coincidência ou não, a vida deste jesuíta cruzou-se com a minha, lembrando-me que a Igreja é missionária e universal, até nos lugares que pensamos serem remotos.
Este ano lançamos duas iniciativas: nos domingos de Advento, uma reflexão espiritual escrita por um jesuíta que vive num cenário de guerra ou de conflito e vulnerabilidade; e no dia 16 de dezembro, um dia de retiro online.
No arranque da COP28, Cimeira do Clima que decorre no Dubai, conversamos com Letícia Araújo, do Movimento Laudato SI, que, em todo o mundo, tem mobilizado, inspirado e sensibilizado a comunidade católica para o cuidado da Casa Comum.
O documento oferece uma excelente explicação e roteiro institucional com vista a soluções climáticas globais. Sublinha as causas estruturais da crise climática, como o “paradigma tecnocrático” que “se alimenta monstruosamente de si mesmo.”
Uma proposta para conhecer os locais das origens do cristianismo, na atual Grécia e Turquia, e rezar nos locais onde São Paulo pregou e difundiu a fé cristã para lá das fronteiras judaicas. Uma viagem Ponto SJ que se realizará em 2024.