Como tem sido habitual, no início de cada verão, os jesuítas em formação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus tiveram o seu encontro anual (EJEF), este ano na Lourinhã, entre 12 e 16 de julho. Vindos de diferentes comunidades e países, onde seguem os estudos ou outra etapa de formação, 21 jesuítas reuniram-se para alguns dias de oração, partilha, conversa e descanso.
Participaram jesuítas das quatro etapas do percurso de formação – noviciado, filosofia, magistério e teologia – num encontro que pretende, mais do que cumprir um programa, “criar corpo”. Ao passarem tempo gratuito juntos, rezarem, conversarem e celebrarem a Eucaristia, crescem na amizade e no conhecimento mútuo, aprendendo a sonhar e a trabalhar em conjunto a missão que partilham.
Durante estes dias houve também um momento de encontro e diálogo com o Padre Provincial, António Valério, que lançou perguntas acerca de aspetos importantes para a vida-missão de cada jesuíta . Esta proximidade alimenta a unidade do corpo da Província e reforça o desejo de serem enviados onde quer que a Igreja e a Companhia os necessite.
Aqueles que hão de partilhar (ou já partilham) a missão, partilham também o descanso. E é nesta vida comum — no trabalho e no repouso — que se dá testemunho da vocação: companheiros entregues à missão de Cristo, que trabalham bem juntos porque também descansam juntos, verdadeiros “amigos no Senhor”.
Texto de Eduardo Amaral, sj.
