Documentário sobre Pedro Arrupe lançado no 5º aniversário da sua morte

Versão portuguesa do documentário “Para que Vivemos”, dedicado à vida e obra do anterior Superior Geral dos Jesuítas, lançada hoje dia 5 de fevereiro pela Rede Mundial de Oração do Papa.

A Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal, no contexto do Ano Inaciano, apresenta hoje, dia 5 de fevereiro, às 11h00, através dos canais de Facebook e Youtube, a versão portuguesa do documentário “Para que Vivemos”, dedicado à vida e obra de Pedro Arrupe, sj, anterior Superior Geral dos Jesuítas, que faleceu precisamente no dia 5 de fevereiro de 1991, em Roma, mas que continua a ser uma referência para muitas pessoas em todo o mundo.

O vídeo, produzido por Joana Lourenço, é lançado para assinalar o aniversário da morte de Pedro Arrupe, sj e conta com comentários do seu biógrafo, Pedro Miguel Lamet, sj.

Nos tempos que se seguiram ao Concílio Vaticano II, Pedro Arrupe liderou uma profunda transformação na Companhia de Jesus e teve uma enorme influência na Igreja desse tempo, sobretudo pela sua profundidade espiritual e pela orientação que deu à missão da Companhia em favor da luta pela justiça e por uma resposta mais adequada e inovadora aos grandes desafios desse tempo.

Dotado de uma personalidade apaixonante, a sua história de vida inspirou e continua a inspirar muitas pessoas, estando a decorrer o seu processo de canonização.

A sua biografia está publicada em português, pela Editorial Apostolado da Oração, em duas obras: Pedro Arrupe – Testemunha do século XX – Profeta para o século XXI, de Pedro Miguel Lamet, sj; e Padre Pedro Arrupe – Um santo dos dias de hoje, de Gonçalo Miller Guerra, sj.