Delegados de Espiritualidade Inaciana reúnem em Salamanca

Nestas apresentações foi possível compreender como cada Província: "Mostra o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento", a primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus.

Entre os dias 21 e 25 de Janeiro realizou-se em Salamanca o 2º encontro europeu dos Delegados de Espiritualidade Inaciana. Este grupo foi destacado com a principal missão de ser a ponte entre Províncias na promoção da Espiritualidade Inaciana

A iniciativa anual foi orientada por James Hanvey, sj, responsável do Secretariado do Serviço da Fé, e Dalibor Renić, sj, presidente da CEP. Durante estes dias foram discernidos e refletidos três temas principais: 1) Os desafios e noticias que vêm de Roma; 2) A rede e papel dos Delegados de Espiritualidade na Europa;  3) A relevância da espiritualidade no serviço da fé e justiça. Para além destes foram também abordados temas como o individualismo, o trabalho intersetorial e as Preferências Apostólicas Universais, a base espiritual do trabalho na Igreja em contextos não crentes, o “continente virtual”, as raízes da espiritualidade inaciana e o lugar de Cristo e da identidade cristã no mundo.

Foram também partilhados os programas de espiritualidade das distintas Províncias, onde se destacam as apresentações de José Garcia de Castro, sj, da Universidade de Comillas (Instituto de Espiritualidade Inaciana), e de Javier Melloni, sj de Manresa (Curso de Imersão  Inaciana). Nestas apresentações foi possível compreender como cada Província: “Mostra o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento”, a primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus.

Com o olhar no futuro este grupo reconfirma o desejo de:

– Continuar unido para partilhar em profundidade a fé e a vocação;

– Desenvolver a missão confiada pelos provinciais de promoção da espiritualidade inaciana através dos Exercícios Espirituais e do discernimento.

– Apoiar na promoção da comunicação de atividades de discernimento, planeamento apostólico e liderança Inaciana. Reunir as fontes existentes para a criação de novos recursos para formar na espiritualidade Inaciana.