Curso Teilhard de Chardin

A formação tem uma duração de dois anos, decorre online, em sessões quinzenais zoom, e conta com a direção do P. Vasco Pinto de Magalhães.

A Associação dos Amigos de Pierre Teilhard de Cardin em Portugal está a organizar o Curso aberto Teilhard de Chardin, que se aborda o pensamento do famoso jesuíta francês, e se realizará sob a direção do P. Vasco Pinto de Magalhães sj. Trata-se de um conjunto de comunicações quinzenais que irão ser feitas online através da plataforma Zoom, por diversos especialistas, ao longo de dois anos “letivos”. Compreenderá dois módulos: o primeiro, de novembro 2022 a junho 2023, e, o segundo, de setembro 2023 a junho de 2024.

O curso basear-se-á na obra recentemente editada pela associação, em português, da autoria do professor de teologia Gérard Donnadieu (Centre Sèvres e Collège des Bernardins, Paris), intitulada «Teilhard de Chardin revisitado, um cristianismo renascido para o 3º milénio» (ver versão completa pdf).  Trata-se duma grande iniciativa que se destina a ser o mais abrangente possível, com vista a alargar o conhecimento do pensamento de Teilhard de Chardin e a promover a vivência da fé cristã numa perspetiva alinhada com a visão inovadora e libertadora que ele nos propõe.

Apesar de as duas primeiras sessões já terem decorrido, os interessados podem ainda inscrever-se através do email teilhardportugal@gmail.com a fim de receberem antecipadamente, por este meio, as folhas para cada sessão e a indicação atempada do link e dados de acesso ao zoom. Cada comunicação versará um tema específico incluído na obra. A participação no curso é gratuita e está aberta a qualquer pessoa interessada, seja membro ou não da associação.

O plano do curso compreende as datas para a realização de cada sessão, o tema que será tratado e os números das páginas respetivas da versão pdf do livro, bem como o nome do docente. Este calendário é suscetível de sofrer pequenas alterações que se verifiquem por razões pontuais de disponibilidade dos conferencistas, mas que não deixarão nunca de ser anunciadas a tempo.

Entre cada duas sessões de caracter teórico, realizar-se-á uma sessão prática, na qual haverá a oportunidade de os participantes apresentarem as suas reflexões e dúvidas sobre a matéria anteriormente abordada, podendo, assim, gerar-se uma troca de pontos de vista enriquecedora. Estas sessões práticas serão moderadas por um membro dos quadros dirigentes da associação. Todas as sessões do curso serão gravadas e os respetivos vídeos enviados de imediato aos participantes.