CREU lança Academia Alberto Hurtado

Esta iniciativa organizada pelos jesuítas do Porto propõe um percurso de formação, abordando várias temáticas criando um espaço de reflexão sobre caminhos e modos de criar uma cultura de verdadeira solidariedade

O CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário vai lançar a Academia Alberto Hurtado, um projeto que se destina a todos os interessados em crescer e desenvolver um sentido de responsabilidade social e cristã, oferecendo uma oportunidade de formação de voluntários. Esta iniciativa propõe um percurso de formação, abordando várias temáticas criando um espaço de reflexão sobre caminhos e modos de criar uma cultura de verdadeira solidariedade. A convicção de que “voluntariado” é uma parte integrante da vocação e missão cristã está na linha orientadora da academia. Pretende-se também «estimular a reflexão e intervenção crítica sobre temas de justiça social, em torno das grandes questões das migrações, das desigualdades, da precariedade e da exclusão» (Plano Apostólico da Província Portuguesa da Companhia de Jesus).

Se, por um lado, a existência de realidades sociais frágeis e desprotegidas que necessitam de auxílio para mitigar vulnerabilidades, sobretudo humanas, e, simultaneamente, o desejo e a vontade generosa de tantos de contribuir para que os mais necessitados possam viver com mais dignidade justificam a criação desta plataforma, por outro move-nos também o desejo de ver concretizada e alargada uma das preferências apostólicas da Companhia de Jesus: caminhar com os pobres, os descartos do mundo, os vulneráveis na sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça. Esta orientação pastoral está também expressa no Plano Apostólico da Província Portuguesa da Companhia de Jesus para o período de 2024-2029, onde se sublinha a prioridade de «Consolidar a presença e o serviço da Província junto dos mais pobres e marginalizados, promovendo o desenvolvimento integral da pessoa e a sua plena integração social.».

Santo Alberto Hurtado (1901-1952), um jesuíta chileno, canonizado por João Paulo II em 2005, dá o nome e inspira esta Academia. Este jesuíta passou a sua vida manifestando o amor de Cristo aos mais pobres e desfavorecidos. Inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, trouxe um modo novo de acompanhar e estar ao serviço dos mais pobres.

Santo Alberto Hurtado (1901-1952), um jesuíta chileno, canonizado por João Paulo II em 2005, dá o nome e inspira esta Academia. Este jesuíta passou a sua vida manifestando o amor de Cristo aos mais pobres e desfavorecidos. Inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, trouxe um modo novo de acompanhar e estar ao serviço dos mais pobres.

O percurso de um ano proposto pela Academia consiste num conjunto de sessões abertas, sobre temas vários dentro do spectrum  do voluntariado cristão, bem como sessões de mentoria, exclusivamente para os que se inscrevem na Academia, nas quais desenvolveremos temas como motivações e desejos, vulnerabilidade, necessidade de escuta e a importância de uma boa comunicação, boas práticas, etc.  Também será promovido um exercício de discernimento pessoal para entender a lugar e modo de missão cristã. Para os que querem fazer o programa todo, é necessário inscrever até dia 20 de Novembro. A todos os que fizerem na integra o percurso da Academia receberão um certificado.

Convidamos a todos a participar na missa Santo Alberto Hurtado, 4ªf, dia 23 de Outubro, na Igreja de N. Sra. Fátima, para conhecer melhor a iniciativa, mas sobretudo para celebrar em conjunto por tanto bem feito através das associações/grupos de voluntariado. Para que possamos todos agradecer e fortalecer-nos no caminho para um mundo mais justo!

Calendário de sessões abertas:

Outubro
23, 4ªf 19h15
Missa Santo Alberto Hurtado (dia da canonização de Santo Alberto Hurtado)

Novembro
7 – Encíclica Fratelli Tutti com P. José Frazão Correia, sj

Dezembro
5 – Dia internacional do voluntariado – “A História do voluntariado” com Pedro Amaro dos Santos, Meeru

Janeiro
09 – Fé e Justiça: com P. Fernando Ribeiro (JRS), Mariana Rozeira (CCSC), Claúdia Assis Teixeira (Foste Visitar-me)

Fevereiro
6 – Doutrina Social da Igreja com Teresa Cardoso e João Inácio Lima

Março
6  – Realidade Social do Porto (necessidades e respostas) com Filipe Barros Pinto, UCP

Abril
3 – “A psicologia por dentro do voluntariado” com Ana Bahia (Vida Norte)

Maio
8 – “Para um mundo mais justo”. Apresentação pelos alunos. Pedro e Maria Manuel Almeida, Teach for Portugal

Junho
5 ” Fiéis ao Evangelho e ao Homem” (sessão resumo) com P. Gonçalo Castro Fonseca, SJ e os participantes.

27 – 6ªf – 19h15 – Sagrado Coração de Jesus.  Missa + Jantar + Cerimónia de encerramento (diplomas)

Todas as sessões são à 5ªf, exceto 27 junho.

 

As inscrições podem ser feitas neste formulário.