CREU acolhe noites inacianas

CREU e Círculo Xavier organizam sessões inacianas mensais, neste ano em que se comemoram os 500 anos da conversão de Santo Inácio. O primeiro encontro acontece hoje, dia 6, às 21h15 no CREU, no Porto.

“A vida verdadeira, segundo S. Inácio” é o nome da iniciativa que vai decorrer no Porto nas primeiras quartas-feiras dos próximos meses (à exceção de dezembro) e que pretende aprofundar o conhecimento da vida e espiritualidade de Santo Inácio, neste ano em que a Companhia de Jesus assinala os 500 anos da sua conversão.

O conjunto de conferências que reunirá um jesuíta e dois convidados, em cada sessão, é organizado pelo Círculo Xavier e pelo Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), decorrendo no CREU. O primeiro encontro acontece hoje, quarta-feira, dia 6, às 21h15, e tem como tema “A maior inspiração – Jesus, segundo S. Inácio. A radicalidade do Evangelho. As pessoas e os livros que marcam”, e tem como convidados o P. Carlos Carneiro, Maria e Diogo Santana e Clara Sousa.

As próxima sessões terão os seguintes temas e datas (21h15):

3 de novembro:
A maior intimidade – o desejo e a vontade segundo S. Inácio. A busca de equilíbrio emocional. Como se curam as feridas do coração?
Com P. Pedro Cameira, Catarina Sousa Soares, Maria e Diogo Espregueira

15 de dezembro:
A maior tensão – a liberdade (de Deus e do Homem) segundo S. Inácio. A utopia da felicidade prática. Projetos pessoais e políticas do bem comum.
Com P. Miguel Almeida, José Pedro Anacoreta e Sara Madureira.

5 de janeiro:
A maior consolação – a verdade e o discernimento segundo S. Inácio. Examinar e estruturar a vontade. “Cumprir” Deus nas próprias decisões.
Com P. Mário Garcia, Filipa e Filipe Talone e Mariana Abranches Pinto

2 de fevereiro:
O maior encontro – A Igreja e o mundo, segundo S. Inácio. A missão da Igreja. A cultura é neutra ou pode ser evangelizada?
Com P. João Sarmento, Nuno Valentim e Sofia Thenaisie

2 de março:
A maior esperança – vencer-se a si mesmo, segundo S. Inácio. O interior do eu é um campo de batalha. Comigo, a humildade tem alguma hipótese?
Com P. Gonçalo Castro Fonseca, Marta Cruz e Filipe Costa Lima

6 de abril:
O maior escondimento – A morte e a ressurreição, segundo S. Inácio. O medo e a alegria de existir. A vida faz sentido quando acaba “no nada”?
Com P. Carlos Carvalho, Clara Pires de Lima e Nuno Sarmento

4 de maio:
A maior devoção – A eucaristia segundo S. Inácio. O outro Corpo de Cristo. Até onde estou em comunhão?
Com P. António Pamplona, Rosarinho e JP Mortágua, Rita Lima e João Inácio

1 de junho:
A maior gratidão – a ação e a contemplação, segundo S. Inácio. A mística do serviço. Existe uma espiritualidade do concreto?
Com P. Alberto Brito, Clô Amaral, Paula e Kiko Azeredo