Congresso reflete sobre desafios da pedagogia inaciana

Educação em tempos incertos é o tema do 3º. congresso internacional de pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica de Braga. Junta especialistas de diversos países, de 10 a 12 de outubro.

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, acolhe a terceira edição do Congresso Internacional de Pedagogia, tendo como objetivo refletir sobre a necessidade de uma nova reforma humanista. A pedagogia que resulta da ação educativa promovida pela Companhia de Jesus é o ponto de partida para três dias de discussão que levarão a Braga especialistas de diferentes Universidades: Hans Zollner da Universidade Gregoriana de Roma, Mualla Selçuk da Universidade de Ancara, na Turquia, José Alberto Mesa da Universidade Loyola de Chicago e responsável mundial da Companhia de Jesus para a área da educação, entre outros.

Num tempo que a organização do congresso classifica como incerto e em que somos confrontados com radicalismos de esquerda e de direita, os promotores desta iniciativa desejam promover opções educativas que possam “despertar e elevar a consciência de cada educando para a realidade dos seus semelhantes, a arte de desenvolver nele a autonomia e a capacidade de pensar por si próprio.” Nesse sentido, foram definidas cinco áreas temáticas: Pedagogia Inaciana: de Pedro Arrupe a Arturo Sosa; Educação, Humanismo Cristão e Modernidade ‘Líquida; Diálogo Inter-Religioso e Educação; Pedagogia e Identidade Inaciana face aos Desafios de Novas ‘Fronteiras’ Culturais; O Modelo Inaciano na Formação para a Liderança.

Este congresso pode ser creditado como ação de formação de 25 horas por todos os professores do Ensino Básico e Secundário, podendo ser considerada como formação específica para os professores dos grupos disciplinares de Filosofia e de Educação Moral e Religiosa Católica.

Toda a informação relativa ao processo de inscrição pode ser encontrada no site desta iniciativa.