Conferências sobre Francisco assinalam cinco anos de pontificado

Diego Fares, jesuíta argentino, vem a Lisboa e Braga falar do discernimento espiritual, tema que o Papa Francisco tem defendido como prioritário para a Igreja.

A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal promove, dias 19 e 20, em Lisboa e Braga, respetivamente, duas conferências com o jesuíta argentino Diego Fares, escritor da revista italiana Civiltà Cattolica. As iniciativas, subordinadas ao tema “O Papa Francisco e o discernimento”, acontecem por ocasião do quinto aniversário da eleição do Papa Francisco.

Dia 19, a sessão decorre pelas 21h15, no auditório do Colégio S. João de Brito. O evento é organizado em parceria com as comunidades e obras jesuítas do Centro Inaciano do Lumiar. No dia seguinte, também às 21h15, a conferência decorre no Espaço Vita e é organizada em conjunto com o Centro Académico de Braga e em parceria com a Arquidiocese de Braga e o Espaço Vita.

O tema das conferências baseia-se na intenção de oração que o Papa coloca a toda a Igreja, através da sua Rede Mundial de Oração, no mês de março: “Para que toda a Igreja reconheça a urgência da formação para o discernimento espiritual, a nível pessoal e comunitário». Grande conhecedor do tema do discernimento, em particular da forma como tem sido recorrentemente abordado pelo Santo Padre, o jesuíta Diego Fares apontará as grandes linhas deste pontificado, tendo como ponto de partida o que Francisco deseja para os cristãos e para a Igreja quando fala de discernimento.

Nas conferências será possível dialogar com o sacerdote argentino, que acompanhou pessoalmente o percurso de Francisco enquanto superior na Companhia de Jesus na Argentina, como Arcebispo de Buenos Aires e, desde Roma, como Papa.

As duas conferências são realizadas em parceria com a revista Mensageiro do Coração de Jesus, órgão oficial da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, que tem como linha orientadora a divulgação e aprofundamento do tema da intenção mensal de oração do Santo Padre.