Como sabemos, o tema que inspira os Colégios Jesuítas da península ibérica este ano é: “Acolher Te, um fogo que acende outros fogos”. Desde o início do ano, temos dado muita importância à primeira parte do nosso tema. Temos procurado descobrir como podemos Acolher o Senhor que veio ao nosso encontro, fazendo-Se homem (Natal), e como podemos acolher os outros nas nossas vidas. No entanto, gostaríamos de aproveitar a Semana Inaciana para dar um maior relevo à segunda parte do tema. Assim, parece-nos que será a semana ideal para espalharmos pelo Colégio o Fogo que acende outros fogos. O fogo é Cristo! E nós podemos levá-lo ao mundo.
Esse fogo inflamou a vida de Inácio de Loiola e dele passou para Francisco Xavier, Pedro Fabro e muitos outros. Conta-se que, ao enviar S. Francisco Xavier para a Índia, Santo Inácio lhe pediu: “Ite inflam mate omnia” [Ide e inflamai tudo com o amor de Deus]. O mundo precisa do fogo do nosso amor. Precisa de homens e mulheres de fogo: apaixonados pelo mundo; movidos pela alegria de acreditar, movidos pelo gozo de aprender e de fazer aprender, movidos pelo desejo de cuidar e de curar outros. Como é que, no nosso colégio, podemos acender o fogo no coração de cada um?
Sabendo que este ano a experiência social de escola, de amizades e até de família, se encontra fortemente transfigurada, pode ser mais difícil encontrar “fogo” dentro de nós. Os apóstolos viveram um momento semelhante ao nosso, depois da experiência forte da morte de Jesus. Fecharam-se em casa, não entendiam bem o que se estava a passar e não sabiam o que poderiam fazer. No meio dessa confusão e do medo que sentiam, tiveram uma experiência de oração que os encheu de Deus (Act 2, 1-12). Cheios do Espírito Santo, sentiram uma vontade imensa de sair de casa e de contar a todos que Jesus tinha Ressuscitado. Maravilhosamente, quem os escutava ouvia-os na sua própria língua, por isso, todos entendiam aquele fogo. A partir desse momento, a Igreja percebeu que não podia guardar só para si o que tinha recebido de Jesus Cristo. Não podia esconder nem tapar a luz desse fogo.
Esperamos que, ao longo desta Semana Inaciana 2021, cada um dos membros da nossa comunidade educativa encontre força e coragem para fazer brilhar a sua luz. Através da história de Santo Inácio e de algumas propostas concretas queremos ajudar os nossos alunos a serem luz para os outros (nas palavras e nas obras). Porém, a grande ajuda que podemos dar aos nossos alunos, ou aos nossos filhos, é a de deixarmos que se acenda em nós mesmos o fogo interior do Senhor que nos diz “brilhe a vossa luz!” (Mt 5, 16)
Equipa da Pastoral Intercolegial