O Colégio de S. João de Brito está a organizar as Jornadas Pedagógicas SJ, que se realizarão nos dias 4 e 5 de julho, no auditório Santo Inácio, nas instalações do colégio, em Lisboa. Este encontro pretende refletir e debater sobre os desafios e as propostas da Educação atuais e futuros, entre os quais a digitalização do ensino. Contará com três conferências principais que terão como oradores o P. José Frazão Correia (Educar para servir ou servir informação útil: dois modelos de Educação, dois paradigmas de Escola), Joana Rato (Mais cérebro do que cognição – a visão transdisciplinar necessária para a educação) e Gregorio Luri (La escuela entre lo bueno e lo nuevo).
As Jornadas Pedagógicas são encontros organizados pelos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal e destinam-se à reflexão conjunta sobre tópicos atuais de pedagogia e à partilha de práticas didáticas. Dirigidas a todos os que se interessam pelo tema da educação, as Jornadas privilegiam as abordagens relacionadas com a Pedagogia Inaciana, muito particularmente no que concerne à sua relação com o mundo atual.
Além de três sessões plenárias e de um debate, as Jornadas Pedagógicas incluem a dinamização de workshops e a apresentação de pósteres sobre práticas didáticas levadas a cabo nos dois colégios da Companhia de Jesus, sendo, por isso, uma oportunidade para ter um contacto mais direto com o seu Projeto Educativo.
O debate “A digitalização do ensino” contará com a participação de Henrique Leitão, Matilde Braancamp Sobral, Marco Bento e Rui Lima.
Estas jornadas inserem-se também nas celebrações dos 75 anos do Colégio de S. João de Brito, que se assinalam este ano.
O encontro é aberto a todos mas exige uma inscrição obrigatória. As inscrições podem ser feitas no seguinte link:
Mais informações: [email protected]