CineConchas: um cinema ao ar livre na cidade

Já começou a 11ª edição do CineConchas, uma mostra de cinema que propõe a magia e a emoção do cinema num dos espaços verdes mais bonitos e acolhedores de Lisboa. A organização é do Centro Social da Musgueira, uma ipss ligada aos jesuítas.

Já está em cena a 11ª edição do CineConchas, uma mostra de cinema ao ar livre que decorre no jardim público da Quinta das Conchas, no Lumiar (Lisboa). A iniciativa é promovida pelo Centro Social da Musgueira – uma instituição particular de solidariedade social que trabalha no Bairro da Musgueira e que foi fundada pelo P. José Manuel Rocha e Melo sj – e pretende mostrar cinema de qualidade, bem como promover a fruição do espaço público como ponto de encontro e espaço de lazer. Arrancou no dia 28 de junho e termina no dia 15 deste mês.

Tal como nas edições anteriores, o CineConchas deste ano pretende ser um ponto de reunião e partilha de todos os habitantes do Lumiar e Alta de Lisboa (e de toda a cidade) e, integrando todos os públicos, de todas as idades; contribuindo também para a reflexão e discussão de temas e matérias que, sendo universais, têm paralelo nas vivências dos seus frequentadores.

O conjunto de filmes selecionados para esta edição engloba êxitos de público e da crítica, produções recentes e um grande clássico.

O CineConchas surgiu em 2008 como forma de dar resposta a necessidades do território de actuação do Centro Social da Musgueira. Cresceu até se estabilizar nos cerca de 25.000 espectadores do ano passado, transformando-o no maior e mais popular evento de cinema ao ar livre na cidade de Lisboa.

O CineConchas surgiu em 2008 como forma de dar resposta a necessidades do território de atuação do Centro Social da Musgueira. Por um lado, teve o propósito de criar um evento que permitisse a aproximação e o convívio entre as diferentes populações que integravam um recente projecto urbanístico da zona norte da cidade, a Alta de Lisboa; por outro, pretendeu criar uma proposta cultural de qualidade para aquela zona, uma vez que esta era inexistente. Quis também promover o cinema de qualidade em toda a sua diversidade de géneros cinematográficos, estilos e nacionalidades. Desde então, o número de espectadores de cada edição tem crescido sem parar. Das 2.500 pessoas presentes na primeira edição, o evento cresceu até se estabilizar nos cerca de 25.000 espectadores do ano passado, transformando-o no maior e mais popular evento de cinema ao ar livre na cidade de Lisboa. Decorre de uma parceria com a Empresa de Gestão e Equipamentos e Animação Cultura (EGEAC).

Programação para os próximos dias:

·         quinta-feira, 5 de julho, “Gett: o Processo de Viviane Amsalem”, de RonitElkabetz e ShlomiElkabetz

·         sexta-feira, 6 de julho, “Linha Fantasma”, de Paul Thomas Anderson

·         sábado, 7 de julho, “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore

·         quinta-feira, 12 de julho, “The Florida Project”, de Sean Baker

·         sexta-feira, 13 de julho, “Três Cartazes à Beira da Estrada”, de Martin McDonagh

·         sábado, 14 de julho, “Coco”, de Lee Unkrich