O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, distinguiu o Centro Comunitário São Cirilo com a Medalha Municipal de Mérito – grau ouro. A cerimónia pública de entrega realizou-se no sábado, dia 9 de julho, na Casa do Roseiral (Palácio de Cristal – Porto).
A imposição de Medalhas da Cidade, segundo o regulamento das medalhas municipais, destina-se a “distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizam pelos seus méritos ou feitos cívicos e ainda funcionários do município, pelo desempenho das suas funções ou missões”.
Na sessão solene de imposição de medalhas da cidade, foram, ainda, atribuídas mais 45 medalhas, distinguindo um conjunto de cidadãos e instituições. As medalhas foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e pelo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, na presença do Executivo Municipal.
A cerimónia contou com dois momentos musicais, interpretados por alunos da Academia de Música de Costa Cabral. Já a leitura dos resumos curriculares dos homenageados foi feita por dois ex-alunos da Academia Contemporânea do Espetáculo.
O Centro Comunitário São Cirilo é uma fundação que pertence à Província Portuguesa da Companhia de Jesus e que tem por missão o acolhimento, a capacitação e a integração de pessoas e famílias, sobretudo refugiados e migrantes, em situação de vulnerabilidade social. Utiliza uma metodologia de intervenção baseada no “Projeto de Vida”, formativo e capacitativo, de reintegração social e profissional, de forma a que as pessoas e famílias apoiadas possam, num prazo médio, autonomizar-se e sair da situação de pobreza em que se encontram.
Para isso, dispõe dos seguintes serviços: serviço de alojamento temporário; serviço de apoio em refeições; serviço de apoio em cabaz alimentar; balneário; banco de roupa; gabinetes de atendimento gratuitos: apoio social, psicologia, jurídico, emprego e médico – atividades e formações (aulas de português, inglês, informática, etc)
Neste momento, o São Cirilo criou mais uma resposta específica para responder à crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia: Operação Acolher Ucrânia. Quintuplicou a sua capacidade de alojamento, recorrendo a mais duas casas cedidas para o efeito, com capacidade para 40 pessoas cada uma, no Porto e em Esposende. Está a trabalhar no acolhimento de emergência e na integração estruturada em Portugal destes refugiados, tendo já acolhido cerca de 120 pessoas ucranianas.