Causa de canonização do Padre Cruz retoma atividades

Foi anunciada a abertura do jazigo do Servo de Deus, para devoção e oração, no dia 1, dia de Todos os Santos. A reabertura do secretariado da Causa, após um tempo de obras, será no dia 5. Há ainda um novo livro sobre a vida do jesuíta.

Nas últimas semanas a Causa de Canonização do Padre Cruz deu a conhecer novidades relevantes que apontam para um regresso à normalidade das atividades da Causa, depois das restrições impostas pelo tempo de pandemia.

Uma das novidades é a reabertura do jazigo do P. Cruz, situado no Cemitério de Benfica, em Lisboa, durante o dia 1 de novembro, dia de Todos os Santos. As visitas dos fiéis para rezar e prestar homenagem ao sacerdote jesuíta podem ser realizadas das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Os responsáveis da Causa de Canonização chamam a atenção para a importância de se seguirem normas de segurança que previnam possíveis contágios, nomeadamente o uso de máscara.

Também o secretariado da Causa de Canonização volta a estar aberto ao público a partir do dia 5 de novembro, depois de um longo tempo de encerramento devido a obras de recuperação e à pandemia. Situado no número 179 da rua da Madalena, em Lisboa, o secretariado tem agora um novo acesso sendo a entrada feita a partir do átrio de um Hotel que ocupa parte do edifício. O horário é o seguinte: 2ª, 4ª e 5ª das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 e 3ª e 6º das 9h30 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.

Lançamento de livro

A editora Paulinas lançou recentemente o livro “O Santo Padre Cruz – uma vida de oração contínua” .da autoria da sobrinha-bisneta do P. Cruz, Maria da Conceição Barreira de Sousa. A obra oferece-nos um novo olhar sobre a vida, carácter e apostolado do P.adre Cruz, apresentando um retrato intimista e familiar, da vida, personalidade e espiritualidade do “santo” Padre Cruz, como era designado ainda em vida. Segundo a autora, a devoção ao jesuíta foi cultivada desde sempre no seio da sua família: “desde que me lembro de ser gente, que oiço falar – e depressa aprendi a rezar «com» e «através» do Padre Cruz”, afirma.

No atordoamento de informações e contrainformações, de expectativas e frustrações, de perguntas sobre tudo o que é essencial, de sobrevivências difíceis e futuros tão incertos, só a demonstração existencial do Evangelho pode abrir e alentar caminhos. (D. Manuel Clemente)

No prefácio desta nova publicação, D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, sublinha: “No tempo que vivemos, a lição do Padre Cruz é da máxima oportunidade. No atordoamento de informações e contrainformações, de expectativas e frustrações, de perguntas sobre tudo o que é essencial, de sobrevivências difíceis e futuros tão incertos, só a demonstração existencial do Evangelho pode abrir e alentar caminhos.”

O  livro tem um custo de 5€ e a sua receita reverte a favor da Causa de Canonização. Para obter informações e pedir o livro é possível contactar o secretariado da Causa através do telefone 218 860 921 ou do email causapadrecruz@padrecruz.org. Ao valor do livro acrescem os custos do envio.