Católica de Braga promove congresso Internacional sobre Filosofia da Natureza

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga acolhe, pela primeira vez, o Congresso Internacional de Filosofia da Natureza. Será de 10 a 12 de setembro de 2018 e ainda há inscrições abertas para ouvintes.

A Universidade Católica Portuguesa recebe em Braga o Congresso Internacional de Filosofia da Natureza. Pela primeira vez em Portugal, o Congresso é organizado e apresentado à comunidade académica pelo Grupo de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, cuja direção pedagógica está confiada à Companhia de Jesus, decorre nos próximos dias  10, 11 e 12 de setembro de 2018. Terá como mote temático “As entranhas da natureza: Causalidades, Processos Causais e Conceções de Natureza.”

A iniciativa, inédita e inaugural no nosso País, envolve a presença de meia centena de conferencistas e académicos de prestígio internacional, das Universidades de Madrid, Sevilha, Córdoba, Navarra (Espanha), Roma (Itália), Sheffield, Glasgow (UK), Varsóvia, Cracóvia (Polónia), Bruxelas, Namur (Bélgica), S. Paulo, Pará, Santa Maria, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte (Brasil), Berkeley, Boston e New York (EUA), Osnabrück, Potsdam (Alemanha), Istambul (Turquia), S. Petersburgo (Rússia), Kogashi (Japão), Santiago (Chile), Pori (Finlândia), Braga, Porto, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, e Évora (Portugal).

A dinâmica deste congresso propõe o lançamento de um debate que tem vindo a ser desenvolvido em vários meios internacionais, dando relevo especial às diversas imagens da Natureza como matéria fundamental para a construção de sociedades mais inclusivas e uma interação mais sustentável com o nosso planeta. Trata-se de um dos temas que mais desafios tem colocado ao diálogo interdisciplinar entre cientistas, filósofos, teólogos, políticos e educadores da actualidade. A edição seguinte, realizada em moldes bianuais, terá lugar num dos países participantes.

Várias linhas temáticas se cruzarão ao longo do programa, proporcionando um debate enciclopédico entre matérias tão diversas como História e Filosofia da Natureza; Natureza, Filosofia e Metafísica; Natureza e Ciência Contemporânea; Natureza, Emergência e Complexidade; Natureza e Conceções de Ética; Natureza, Ecologia e Pensamento Social Contemporâneo; Natureza e Conceções de Ser Humano; Natureza, Ciências Cognitivas, Psicologia e Neurociências; Natureza, Arte, Estética e Literatura; Natureza e Teologia; Natureza e Ciências da Linguagem e da Comunicação.

As inscrições continuam abertas para ouvintes no site do encontro. 

Luísa Magalhães – Professora Auxiliar de Ciências da Comunicação da Universidade Católica – Braga.