Brotéria organiza curso sobre relação entre Portugal e Santa Sé - Ponto SJ

Brotéria organiza curso sobre relação entre Portugal e Santa Sé

Curso da Aula da Esfera, entre 19 e 20 de maio, acontece a propósito dos 500 anos da Nunciatura portuguesa, que se assinalam em 2027. Orador será o P. Nuno da Silva Gonçalves, sj.

A Brotéria está a organizar um curso sobre a relação entre Portugal e a Santa Sé. Esta formação que ocorrerá em dois dias – 19 e 20 de maio – abordará o regime do Padroado, e será orientada pelo P. Nuno da Silva Gonçalves, jesuíta há vários anos em Roma.

Em 2027 comemoram-se os 500 anos da Nunciatura de Lisboa. O curso, denominado “Portugal e a Santa Sé: Padroado no centro de uma relação antiga e complexa” mostrará como as questões relativas ao Padroado português e à atividade missionária foram um tema central e delicado nas relações entre Portugal e a Santa Sé. Abordar-se-ão, em particular, as várias fases da história do Padroado: a fase da delegação, a fase do conflito e a fase da negociação. O tema foi objeto de um artigo publicado na Brotéria, em novembro de 2023, com o título “Roma e a expansão portuguesa: a criação, a evolução e o ocaso do Padroado”.

Para participar neste curso promovido pela Aula da Esfera, pode saber mais e inscrever-se no site da Brotéria.