Brotéria discute incêndios e a responsabilidade com as gerações futuras

Já está disponível a Brotéria de julho. Os temas são variados. Discute-se o que foi feito depois dos incêndios de 2017, faz-se um balanço sobre o debate da eutanásia e reflete-se sobre o nosso compromisso para com as gerações futuras.

O número de julho da revista Brotéria já está disponível. No editorial que abre esta edição, o P. António Júlio Trigueiros evoca a primeira visita pastoral do Papa Francisco a Lampedusa, que teve lugar a 8 de julho de 2013.

Na secção dedicada à atualidade o P. Francisco Campos, sj lança questões pertinentes sobre a temática dos incêndios: “Conseguiremos verdadeiramente mudar o cenário dos fogos em Portugal com as políticas que têm sido implementadas? Teremos finalmente verões tranquilos sem que as notícias nos bombardeiem com mais tragédias semelhantes às do ano passado?” Este artigo está disponível online no site da revista.

Nesta mesma secção, o P. Roque Cabral, sj faz um balanço do debate que se gerou na sociedade portuguesa em torno da eutanásia.

De seguida, no segmento da revista dedicado a debater as questões de sociedade e política, Luís Lobo Xavier faz uma pertinente reflexão sobre o nosso compromisso com as gerações futuras, salientando: “A justiça intergeracional é um tema hoje muito presente e transversal, não só nas clássicas discussões sobre a sustentabilidade económica e social do regime de pensões, sobre a dívida pública e ainda sobre a pegada ecológica, mas também em temas menos óbvios, como questões relativas ao mercado de trabalho, à habitação, e ao próprio sistema eleitoral.”

Muitos temas de interesse poderão ser encontrados nas diferentes secções da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura publicada em julho.

Neste mesmo apartado, Lívia Franco chama a atenção para a ambivalência da globalização, fazendo notar que este conceito “é profundamente impreciso, significando coisas diversas para diferentes pessoas.”

Na secção dedicada à religião, o P. Vasco Pinto de Magalhães sj faz uma reflexão sobre a exortação apostólica “Gaudete et Exsultate“, publicada em março pelo Papa Francisco, e Joana Corrêa Monteiro aprofunda uma reflexão sobre os 50 anos de “Humanae Vitae”, partindo de um artigo que tinha publicado aqui no Ponto SJ.

Entre todos os outros conteúdos da revista destaca-se a evocação feita pelo Diretor da Brotéria a propósito da morte do P. Francisco Pires Lopes, sj. O P. António Júlio Trigueiros sj recorda as cerca de 4.000 recensões da autoria do P. Francisco Pires Lopes, sj que povoaram por mais de meio século a secção de crítica literária da Brotéria.

Muitos outros temas de interesse poderão ser encontrados nas diferentes secções da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura. 

Capa%20de%20julho%20da%20revista%20Brot%C3%A9ria
Capa de julho da revista Brotéria