Brincar a rezar ou rezar a brincar

A proposta desta semana é para pais e filhos, e especialmente para quem tem crianças pequenas. Nestes dias que antecedem o encontro Mundial das Famílias, em Dublin, uma proposta familiar para tornar as férias ainda mais especiais.

Uma oração para toda a família e para fazer em família é a proposta desta semana que pode encontrar na rubrica “Férias com Deus”. Assinada pela Família Quintela, pais e filhos, a proposta “Brincar a rezar ou rezar a brincar” consiste na realização de um jogo, com construção de legos e reflexão conjunta, tendo por base a parábola do Filho Pródigo. Para que o tempo de descanso possa ser também, afirmam os Quintela, “um tempo de gratidão e de tomada de consciência da ação da Graça na vida e na vida da Família”

A sugestão desta semana enquadra-se na intenção de oração do Papa deste mês – que tem como núcleo central a família – e é lançada poucos dias antes do arranque do 9º Encontro Mundial das Famílias, que decorrerá em Dublin na próxima semana e que contará com a presença do Papa Francisco.

A iniciativa “Férias com Deus” parte da percepção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso marcado pela ausência de Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a reflectirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros.

A rubrica sai às sextas-feiras e até ao final do mês de agosto, num total de nove propostas. Dirige-se a todos os crentes que procurem aprofundar espiritualmente o seu tempo de férias, e pode ser divulgada e partilhada em qualquer meio digital ou físico, desde que devidamente enquadrada. Os conteúdos podem ser acedidos em https://pontosj.pt/jesuitas/ferias-com-deus/ ou na página de facebook Jesuítas em Portugal.

As seia rubricas já publicadas foram assinadas por Isabel Figueiredo (Levar Deus para a praia); Bento Oliveira (Ponto negro ou ponto de luz); Francisca Onofre (O nosso hit de verão); D. Nuno Almeida (Vinde comigo para um lugar isolado e descansai); Mariana Viana Batista (Não se canse, faça o exame de consciência); P. Samuel Beirão, sj (Dentro do melhor filme de todos: a nossa vida).