Como o ChatGPT pode transformar a Educação
Nos vários níveis de ensino, instala-se um debate já tradicional no que toca às tecnologias digitais, mas agora com um novo protagonista: o ChatGPT.
Nos vários níveis de ensino, instala-se um debate já tradicional no que toca às tecnologias digitais, mas agora com um novo protagonista: o ChatGPT.
Promover o seu (crianças) direito de participação é também promover a sua autonomia e competência, através do estabelecimento de relações com os outros, aspetos fundamentais para a sua motivação e bem-estar.
Constatar que alguns jovens estão a olhar para os seus comportamentos, a reconhecer que o uso excessivo de media digitais não lhes faz bem, e a procurar estratégias que lhes permitem autorregular comportamentos é um motivo de esperança.
Este regresso às aulas está envolto num entusiasmo que há algum tempo não vivíamos. Já não são necessárias as máscaras, e será possível abraçar os amigos com saudade no aguardado reencontro no primeiro dia de aulas.
Ao invés de nos perguntarmos “o que há de tão especial no TikTok para as crianças e jovens ficarem tão viciados?”, talvez devamos perguntar-nos “como aproveito o que há de melhor no TikTok, e capacito os jovens para lidarem bem com isso?”
Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência emergente de jovens que se sentem assoberbados com a sobrecarga de informação e estímulos que lhes chega do mundo digital. Estão em processo de desconexão digital.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos publicou um retrato aprofundado dos jovens portugueses, contando com uma amostra de quase 5000 jovens entre os 15 e os 34 anos. Este retrato é mais cinzento do que os arco-íris que nos dava esperança.
Depois de dois anos letivos em pandemia, com os contactos sociais muito limitados, é preciso combater o isolamento e reaprender a viver em comunidade
Os pais, muitos deles ainda em teletrabalho, e com as opções para ocupar as crianças durante as férias também limitadas, voltam ao duro dilema que já enfrentaram: vêem os filhos a cair na utilização excessiva das tecnologias digitais
A função da escola é privilegiar o desempenho académico em detrimento de outras dimensões do ser? A escola deve apoiar e promover o desenvolvimento cognitivo, mas também afetivo e emocional, físico, social e cívico, criativo e artístico.