Últimas

A revogação de Roe v. Wade: o que é e o que não é

Ao contrário do que vem sendo veiculado (quais “fake news” que só são falsas quando não exprimem a opinião pretendida), o Supremo Tribunal dos EUA não proibiu o aborto: relegou a decisão para os Estados que são quem deve legislar.

Wimbledon 2022: um caso de discriminação?

Não sei se é a vitória de um atleta russo ou bielorusso num Grand Slam que será galvanizadora das tropas russas. A dita “influência mundial” pela vitória num torneio de ténis é, salvo melhor opinião, anedótica.

O Estado e o segredo de confissão

O segredo de confissão, colocando-se num âmbito totalmente distinto das leis do Estado, é um espaço de total liberdade e confidencialidade em que o penitente se confessa a Deus e em que se assegura a sua liberdade de palavra.

Conservadorismo e Ambientalismo: um paradoxo?

Ao serem impostas de cima, as soluções que têm sido encontradas não se afiguram compreensíveis pelos cidadãos comuns que veem os problemas ambientais como apenas resolúveis por decisões a tomar a nível global.

O pré-anúncio do fim da objeção de consciência

Sendo evidente a manipulação ideológica dos direitos humanos a que aqui se dá cobro, não deixa de ser irónico que, numa sociedade híper sensível às suscetibilidades individuais, se queira impor condutas de grande violência ética e moral.