Ajudar e rezar pela Ucrânia

Aqui vamos atualizando informações sobre formas de ajudar a Ucrânia ligadas à Companhia de Jesus. Divulgaremos também iniciativas de oração.

Proposta de Oração

As equipas congéneres do Passo-a-Rezar de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Polónia, Egipto e Ucrânia uniram-se para preparar um ficheiro especial de oração pela paz na Ucrânia. Esta iniciativa surge como resposta ao desafio do Papa Francisco, que convocou para esta quarta-feira de cinzas um Dia de Oração e Jejum pela paz na Ucrânia.

A comunidade educativa do Colégio das Caldinhas esteve reunida  nesta quarta-feira, pelas 10h35, em oração, unida especialmente às famílias dos seus alunos ucranianos.

Pode ver aqui o guião da oração. No final, cada pessoa levou uma vela e um poema de Sophia para inspirar um momento de oração em família.

Formas de ajuda 

Antigos Alunos do Colégio São João de Brito

Um grupo de Antigos Alunos do Colégio São João de Brito, em parceria com várias associações e instituições, está a organizar uma recolha de bens essenciais para levar até fronteira da Ucrânia com a Polónia.
Na quarta-feira, dia 9, partem numa das carrinhas do Colégio e no regresso tencionam trazer refugiados até Portugal. Algumas dessas pessoas já estiveram em Lisboa ao abrigo do Projeto Abraço em que o Colégio esteve envolvido em 2016. Nessa altura, crianças  entre os 9 e os 13 anos ficaram alojadas em casa de famílias do colégio com filhos da mesma idade, participando em conjunto nas Férias Desportivas.

Caso queiram contribuir para esta recolha poderão entregar os bens até dia 8 às 18h, na  portaria principal do colégio.
Em caso de dúvida poderão contactar [email protected]

Bens necessários:

JRS Portugal

Angariação de Fundos

Neste momento o Serviço de Jesuítas aos Refugiados em Portugal – JRS Portugal – está em contacto com o JRS Europa e com as delegações em países fronteira com a Ucrânia (nomeadamente o JRS Roménia) e a recolher as necessidades na linha frente. Ao mesmo tempo estamos a preparar-nos para o acolhimento de ucranianos em Portugal e para a sua integração.

De modo a acautelar e a reforçar a missão e trabalho do JRS em Portugal e no terreno está a decorrer uma angariação de fundos exclusiva à causa ucraniana.

Pode doar através do IBAN –  PT50 0035 0413 00042764930 71.

MBWAY – 934 322 579

Mapeamento de voluntários e disponibilidades para acolhimento de refugiados 

Se tem disponibilidade para ser voluntário ou algum espaço que possa disponibilizar para acolhimento de refugiados, preencha este formulário.
Esta é uma fase inicial de registar disponibilidades e ofertas para que posteriormente se possam adequar às necessidades que venha a ser identificadas. Este mapeamento é feito pela Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Os voluntários vão ser importantes no acompanhamento de famílias e na preparação da chegada. 
No preenchimento do formulário, ao responder à questão “O que pode fazer pelas famílias ucranianas?” pode indicar na alínea “outra” alguma aptidão específica (advogados, médicos psicólogos, professores de português, etc.).

Já mais de 300 pessoas manifestaram disponibilidade para ajudar. Mais ajudas serão bem-vindas.

Se conhecer ucranianos que precisem de ajuda, contacte o JRS

Caso haja ucranianos que necessitem de apoio jurídico, psicológico, de acompanhamento de emprego, podem contactar o JRS:

Telefone: +351 217 552 790
Email: [email protected] /  [email protected]

 

CENTRO COMUNITÁRIO SÃO CIRILO I PORTO

O Centro São Cirilo já tem disponíveis os seguintes apoios para cidadãos ucranianos:

– alimentação (refeições/cabazes de alimentos)
– aulas de Português
– apoio jurídico/social/emprego
– integração escolar de crianças

Para podermos aumentar a nossa capacidade de resposta, precisamos de apoio em várias áreas, nomeadamente alojamento. Se crê que pode apoiar o Centro São Cirilo nesta resposta humanitária, por favor:
Preencha o formulário aqui.

Estamos numa fase inicial de preparação de uma estratégia de intervenção que, infelizmente, cremos que será necessária. Será contactado na medida em que for necessário e conforme forem chegando os migrantes ucranianos.

Mais informações: [email protected] I 228348460

 

Fotografia: Edifício do Colégio das Caldinhas