Advento: uma proposta para as famílias

A iniciativa da Associação de Pais dos Alunos do Colégio São João de Brito dirige-se a todas as famílias que procuram viver este tempo de Advento em família e com profundidade.

O Advento está à porta e esta é mais uma proposta para viver este tempo de preparação do Natal com profundidade.

“Advento Rezado em família” é uma iniciativa da Associação de Pais dos Alunos do Colégio São João de Brito mas dirige-se a todas as famílias que desejem preparar a chegada do Natal. Pode descarregar este documento na página da APACSB. Conta com a colaboração das famílias, não só do Colégio São João de Brito, mas também das famílias dos outros Colégios da Companhia de Jesus, em Portugal: o Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache, e o Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.

A introdução a este caderno de Advento é da autoria do P. José Frazão Correia sj, provincial dos jesuítas.

“Muito belo é este tempo de Advento que precede o Natal e tão necessário. Como precisamos dele. Precisamos de parar, de fazer silêncio, de recentrar o olhar, de recuperar alguma sobriedade de vida, de refazer laços. Um pouco de sossego reavivará a escuta, necessária para ouvir a Palavra de Deus num menino que ainda não fala. Fechar os olhos por uns momentos ensinar‑nos‑á a ver melhor. Porque é necessário reparar com atenção para reconhecer a beleza de Deus na gruta escura de Belém. Algum jejum fará recuperar o sentido do gosto, para poder saborear a bondade do Senhor nas coisas simples. Um tempo mais solitário ajudará a redescobrir a bênção das relações. Fazendo este caminho de sobriedade, descobriremos que querer ver já é ver, que ter vontade de escutar já é escutar, que desejar saborear já é saborear. Esperar o Senhor já é encontrá‑Lo. Preparar o encontro com Ele já é celebrá‑Lo. Guiados por tantas personagens bíblicas que prepararam e esperaram a vinda do Senhor – Isaías, Isabel, Zacarias e João Baptista, Maria e José – desejo muito que este diário de Advento ajude pais e filhos a viverem um tempo mais lento, mais sóbrio, mais simples. Foi Jesus quem disse que os puros de coração verão a Deus. Cuidar do coração para que seja capaz de ver o próprio Deus no nascimento de Jesus de Nazaré, é a tarefa que nos cabe, de novo, neste Advento. Para nos alegrarmos com a Sua luz. Para saborearmos a Sua presença.”

Pode ser consultado aqui.