Centenas de pessoas reuniram-se no final da tarde de sábado, dia 20 de julho, no largo da Igreja Paroquial do Divino Salvador de Nogueiró, em Braga para a Missa Nova do P. João Manuel Silva, sj que foi ordenado sacerdote há uma semana.
A celebração foi preparada ao longo de várias semanas pela comunidade paroquial em que o P. João Manuel Silva, sj cresceu na fé e na qual permaneceu envolvido até à sua entrada na Companhia de Jesus. No começo da Eucaristia, o pároco de Nogueiró, P. Miguel Ângelo da Costa, agradeceu o empenho e a presença de todos referindo a alegria com que aquele momento foi preparado.
Quem se senta às nossas mesas, só os que pensam como nós, os que são nossos amigos, os que são da nossa cor política?
Partindo da liturgia do XVI domingo do tempo comum, o P. João Manuel Silva, sj sublinhou na sua homilia a importância da hospitalidade e da mesa na tradição judaico-cristã e congratulou-se pela recente redescoberta da centralidade desta experiência na vida da Igreja: “A mesa permanece na nossa cultura como lugar do encontro e da resolução de problemas. Nos momentos de alegria e de tristeza é à mesa que nos encontramos, é o lugar por excelência da hospitalidade e do acolhimento, mas pode também ser o lugar da exclusão.” Neste sentido o P. João Manuel recordou que um dos motivos pelo quais Jesus foi condenado à morte foi o de se sentar à mesa com todas as pessoas, sem medo de partilhar a refeição com os pecadores e com os que eram considerados impuros.
O jesuíta deixou ainda um apelo: “Esta atitude de Jesus deve levar-nos, como cristãos, a fazer uma pergunta: Como são as nossas mesas, a mesa de nossa casa, do café, das nossas comunidades paroquiais, jesuíticas, dos nossos trabalhos apostólicos. Quem se senta às nossas mesas, só os que pensam como nós, os que são nossos amigos, os que são da nossa cor política? Os estrangeiros, os que pensam de um modo diferente, os que têm uma religião ou valores diferentes, têm lugar nas nossas mesas? Numa altura de tentação ao fechamento isto devia fazer-nos pensar.” Diante da sua comunidade, o novo sacerdote fez questão de enfatizar: “A hospitalidade não é uma questão de boas intenções, uma opção que podemos ou não fazer, nem tão pouco uma ideologia. É uma dimensão central da nossa vida cristã porque por ela nos configuramos com o nosso mestre, Jesus.”
Depois da homilia, a celebração prosseguiu animada pelo grupo coral da paróquia e vivida intensamente por todos os presentes. No momento do abraço da paz o P. João Manuel Silva fez questão de saudar os seus familiares mais próximos. Antes do momento do envio com que termina a celebração da Missa, o P. João Manuel procedeu à bênção de um novo sino da Igreja Paroquial, um sino oferecido à Paróquia pela sua comunidade cristã e em que está gravada a data da sua Missa Nova.
Num momento dedicado aos agradecimentos, o pároco do Nogueiró voltou a agradecer à alegria com que a Missa Nova do João Manuel foi preparada e vivida e convidou alguns representantes da comunidade para felicitar e agradecer ao P. João Manuel Silva, sj. Fizeram breves intervenções o Chefe do agrupamento dos escuteiros, o Presidente da Assembleia de Freguesia e o anterior pároco de Nogueiró, P. Mesquita. O P. Mesquita entregou ao P. João Manuel um quadro com uma representação do calvário de Jesus pedindo ao jesuíta recentemente ordenado que não se esquecesse de olhar sempre para Jesus.
Também o Provincial do Jesuítas, P. José Frazão Correia, sj dirigiu algumas palavras a todos os presentes. Na sua intervenção, marcada pelo bom humor, fez questão de agradecer à família e a toda a comunidade, sublinhando que “o João Manuel não se compreende sem Nogueiró porque para além do seu sotaque e do seu modo minhoto de espingardar, o que aqui aprendeu é o João Manuel.” O provincial destacou a sua autenticidade e alegria com que a Companhia de Jesus o tem acompanhado e continuará a acompanhar. Finalmente o P. João Manuel reforçou com emoção a sua gratidão o todos os presentes.
Depois da Eucaristia, a festa prolongou-se com muita animação no recinto de Nossa Senhora da Consolação. Tanto a Eucaristia, como a festa preparada pela comunidade e família do P. João Manuel Silva, sj foram marcada por um ambiente de alegria, simplicidade e acolhimento que correspondeu ao apelo à hospitalidade feito pelo novo sacerdote na sua homilia.
Fotografia de destaque: Joana Gomes e Miguel Ferreira