Durante dois dias, as aulas do ensino profissional no Instituto Nun’ Alvres (INA) foram substituídas por 63 MasterClasses, dirigidas por 40 convidados, envolvendo mais de 200 alunos e cerca de 20 educadores.
Quarenta especialistas de diversas áreas aceitaram o convite do INA para trabalharem com os alunos, num “registo diferente”, fora da sala de aula convencional, visando a aquisição de competências técnicas associadas, quer às áreas de formação de cada curso, quer às chamadas soft skills (qualidades intrínsecas de cada um), cada vez mais valorizadas pelos empregadores.
Foram experiências tão diversas como a terapia com animais, o mindfulness, o ioga do riso, técnicas de comunicação (através do teatro), a música, as artes decorativas, o cuidado com a imagem pessoal, desde os cabelos, à maquilhagem e ao dress code mais adequado às diversas profissões/situações, os segredos da mente, a ética profissional, o desporto adaptado, a fotografia, o voluntariado, e muitas outras. Graças às Termas das Caldas da Saúde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de fazerem um circuito termal incluindo: piscina com postos de hidromassagem, jacuzzi, sauna, banho turco e câmara de vapor de água termal.
A inovação é uma característica bem patente no Projeto Educativo do INA e na sua forma de estar em educação, potenciando não apenas a formação académica e técnica, mas também a formação integral dos seus alunos, o que ficou bem patente nesta iniciativa.